About Me

Sebastian Bach - "ABachalypse Now" Review


Sebastian Bach, o eterno vocalista dos Skid Row, eterno porque sempre que se fala na banda americana, nunca se consegue lembrar do actual vocalista, o que também acaba por ser uma injustiça para a banda que embora nunca mais tenha conhecido os dias de glória do passado, também nunca caiu na medicridade, tendo caindo sim na obscuridade.

Ora este lançamento duplo cd, com um dvd a acompanhar, retrata dois espectáculos que o cantor e a sua banda deram no festival Hellfest, em França (primeiro CD) e em Los Angeles (segundo CD), os dois no verão do ano passado. Para compor bem o ramalhete, tem-se direito a um dvd com estes dois espectáculos e ainda um terceiro gravado no festival belga, Graspop. Sobre o suporte visual não podemos comentar já que não tivemos acesso a ele, vamos concentrar-nos no audio.

Para já, o que salta à... audição é o barulho excessivo captado pelos microfones do público. Não querendo dizer que é forjado em estúdio, deveria ter havido pelo menos o bom gosto de cortar um pouco o volume do entusiasmo do público, que é sempre bom, mas que quando quase que ofusca a música ou pelo menos incomoda o suficiente para que não se consiga concentrar nela, é definitivamente escusado. Em relação às músicas em si, temos os incontornáveis clássicos dos Skid Row como "Slave To The Grind" (esta, com barulho de público ou não, é sempre uma música brutal), "Big Guns", "Here I Am", "18 & Life", "Piece of Me", "I Rembember You", "Monkey Business" (não podia faltar) e claro, o hino, "Youth Gone Wild". Da carreira a solo só resta mesmo American Metalhead e "Kicking & Screaming".

No segundo cd as coisas não mudam muito. Menos eco, um som de tarola diferente, o público a tentar ofuscar tudo, com menos sucesso e sensivelmente a mesma playlist, rodando apenas a ordem e algumas músicas - "(Love Is) a Bitchslap" e "Tunnel Vision" substituem "Slave To The Grind", "Kicking & Screaming" e "Here I Am". Este álbum ao vivo é interessante para os velhos fãs de Skid Row (e claro, de Sebastian Bach) mas não chega a ser essencial já que a qualidade sonora não é famosa. Numa altura que álbuns ao vivo têm o peso que têm, ter um álbum ao vivo com o som a meio gás... é um tiro ao lado.
 
Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira