About Me

Screamer - "Phoenix" Review


É incrível a quantidade de bandas de heavy metal revivalistas que a Suécia cospe cá para fora. E se quantidade não é sinónimo de qualidade, bandas como os Screamer podem bem ser uma excepção à regra. Com um som bem NWOBHM, bem vintagem mas de uma qualidade intemporal. Claro que a produção faz lembrar os gloriosos anos oitenta, da qual não são alheias bandas como os Iron Maiden, Judas Priest (aquele riff da "No Sleep Till Hamilton" parece que tem mesmo as mãos de K.K. Downing e do Glenn Tipton, com grandes solos e melodias como brinde), e até mesmo um certo feeling dos primeiros álbuns dos Def Leppard.

No início ao fim, "Phoenix" é um álbum indispensável álbum de heavy metal e talvez seja entusiasmo juvenil dizer que este trabalho faz com que o som sagrado renasça das próprias cinzas tal como o pássaro mitológico, até porque o heavy metal não estava em cinzas e infelizmente não será este trabalho que o irá resgatar à glória do passado, não por falta de qualidade mas porque... é assim que as coisas são. Não adianta o heavy  metal estar a passar na MTV ou a encher arenas, o que interessa é que saiam álbuns como este, que temas como o tema título, consigam fazer furor ao vivo, nos pequenos clubes, nos pequenos bares. Que aqueles que tinham perdido a fé em ouvir música consistente e de qualidade, tenham aqui um ponto a que se possam agarrar.

Junto com o último álbum dos Enforcer, este "Phoenix" pode não ser tão forte, com algumas imperfeições (como a "Mr. Noman", que não empolga muito com o seu início - embora depois acabe por ir ao lugar) mas que em nada mancham o global da qualidade aqui contida. Um grande álbum de heavy metal clássico que todos os fãs OBRIGATORIAMENTE terão que ouvir. Grande álbum!
 

Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira