About Me

Shai Hulud - "Reach Beyond the Sun" Review


Os Shai Hulud foram uma das primeiras bandas a usar a palavra metalcore para definir a sua música, isto nos anos 90, muito antes da tendência mais moderna associada a esse termo ter aparecido. E estes norte-americanos praticam este híbrido de hardcore e metal - não por moda - mas sim porque é aquilo que gostam, os seus membros tanto ouvem metal como hardcore ou punk e simplesmente trouxeram essas referências para a sua música. A par de bandas como Converge, The Dillinger Escape Plan, Integrity, Earth Crisis, Hatebreed, entre outros, os Shai Hulud já desde os anos 90 que fazem hardcore metálico. Não que estas sejam as verdadeiras pioneiras da mistura de hardcore com metal, porque já desde o crossover thrash dos anos 80 que existe essa combinação, mas estas bandas juntaram e moldaram os dois géneros cada uma à sua maneira, de um modo mais original que muitas bandas associadas ao nome metalcore fazem hoje em dia.

Este é apenas o quarto álbum dos Shai Hulud desde a sua formação em 1995. Talvez essa irregularidade em termos de lançamentos explique o facto de serem ainda uma banda muito underrated quando comparada com algumas das supra-citadas. "Hearts Once Nourished with Hope and Compassion" (1997), "That Within Blood Ill-Tempered" (2003),"Misanthropy Pure" (2008) e o novo "Reach Beyond the Sun", são os quatro discos da banda e pelos 5/6 anos de distância entre cada um dá para ter uma ideia do porquê de eles não serem tão falados como deviam. No entanto, se é para colocarem no mercado álbuns como os que têm vindo a lançar até à data, bem que podem demorar meia década por cada um, porque se for esse o segredo para juntar tanto material de qualidade, então não vale a pena apressarem as coisas.

A banda pratica um som longe de ser genérico, um hardcore metálico muito técnico, complexo e  melodioso, sendo que esta última característica diz respeito ao trabalho de guitarra. As estruturas complexas dos temas, sem exageros, são desafiantes para o ouvinte. "Reach Beyond the Sun" mantém todas essas características pelas quais é conhecida e é um álbum bastante intenso, quer instrumentalmente, quer (principalmente) vocalmente, resultado de uma grande performance de Chad Gilbert, membro da banda no primeiro álbum, que agora produziu e foi vocalista de sessão no novo cd, devido à banda estar sem ninguém nesse posto actualmente. Este é um disco muito sólido e todos os onze temas que o compõem são mais do que dignos de serem ouvidos com atenção, por isso não vamos destacar nenhum.

"Reach Beyond the Sun" é um álbum recomendado a todos os fãs de hardcore e a todos os apreciadores de metal, aos quais não lhes faça comichão o híbrido hardcore/metal. É que independentemente de rótulos, este é um disco de qualidade elevada e isso é o mais importante.

Nota: 8.2/10

Review por Mário Santos Rodrigues