About Me

Kadavar - "Abra Kadavar" Review


Depois de surpreenderem tudo e todos o ano passado com o seu álbum auto-intitulado, os Kadavar voltam este ano para o seu segundo álbum e o trio germânico torna a levar-nos numa viagem no tempo, que até não deixa de ser curioso ter-se esta viagem no tempo subsidiada pela Nuclear Blast, mas sendo que o retro está na ordem do dia, e que o primeiro álbum do grupo é realmente muito bom, estranho seria se uma editora com o historial da Nuclear Blast deixasse de assinar uma banda com a qualidade dos Kadavar.

Quando foi referido o termo "viagem no tempo", não foi ao acaso. O que se tem nestes quarenta e um minutos é um estrondo do passado. Mas em tudo. Produção analógica (com tudo de bom e de mau que isso representa), voz cheia de feeling anos sessenta/setenta, baixo possante que parece que saiu de um álbum dos U.F.O., Black Sabbath, Deep Purple ou até mesmo Cream e uma guitarra que é a representação em estado sónico daquilo que representa o hard rock dos anos setenta (aquele fuzz é viciante).

É um álbum ideal para todos aqueles que se queixam de que antigamente é que se fazia música como deve de ser. Agora não têm mais desculpas. Podem ser apelidados de retro, de não terem os pés acentes na terra, até de seguir uma qualquer moda que morrerá em breve. Todos os argumentos podem ser usados mas isso não muda a qualidade acima da média que estas nove músicas têm e a forma como, mesmo sendo uma viagem no tempo (ou um álbum voltado para o passado) a música que contém é absolutamente válida nos dias de hoje, como que a lembrar das origens de tudo aquilo que temos hoje no que diz respeito ao som pesado. E além de ser válida, é honesta, sentimento que transpira com fartura neste álbum.

Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira