About Me

The Monolith Deathcult - "Tetragrammaton" Review


WooooW! De onde é que estes holandeses dos infernos sairam e como é que não se deu conta deles mais cedo?! Este é já o seu quarto álbum (excluindo a regravação parcial, remix e remasterização do primeiro álbum "The White Creamatorium", originalmente intitulado "The White Crematorium 2.0"). Com um início de carreira caracterizado por um som mais voltado para o death metal brutal, a história  hoje em dia é outra. Por um lado a costela death metal continua inegavelmente presente mas os elementos electrónicos dão um colorido completamente diferente e bem mais enriquecedor.

Faixas como a "Human Wave Attack", que conseguem ter uma ambiência bem conseguida, graças aos tais elementos electrónicos, e mesmo assim contém um poder metálico devastador. A brutalidade do death metal junto a um poder industrial que ainda eleva o seu poder, que já é elevado, a níveis estratosféricos. Os guturais,  a bateria, a distorção da guitarra, tudo com poderio metálico elevado e depois o elemento industrial que dá aquela aura perigosa que os melhores álbuns dos Ministry têm.

Apesar da banda não se levar muito a sério, por vezes a sua imagem roça a da paródia, a verdade é que o som aqui contido é bem sério, de uma qualidade que não deixa margem para brincadeiras e o seu contéudo lírico apesar de poder ser encarado com irónico também é bem sério, focando desde temáticas como religião ("Human Wave Attack"), até à limpeza étnica no Ruanda ("Drugs, Thugs, & Machetes"). Outro factor impressionante é que neste hora de música, dividida em sete longas partes (a mais curta tem seis minutos e meio), nada parece forçado, tudo flui. Como deve ser num grande álbum.

 
Nota: 9/10
 
Review por Fernando Ferreira