About Me

Ivanhoe - "Systematrix" Review


Um dos nomes persistentes da cena de metal progressivo alemã está de volta com o seu sexto álbum, um álbum que não arrisca muito em relação ao passado da banda. É estranho dizer que uma banda de metal progressivo joga pelo seguro mas é o que acontece realmente aqui, neste álbum onde é o baixista Giovanni Soulas que compôs a grande maioria das doze faixas aqui contidas e que também marca a estreia do novo guitarrista Chuck Shuler.

Não há nada a que se possa apontar a qualquer uma das faixas aqui contidas, especificamente, a não ser o facto de não ter aquele elemento extra que faça sobressair, quer em termos de ganchos melódicos capazes de capturar a atenção do ouvinte (embora justiça seja feita ao vocalista Mischa Mang, que consegue transmitir uma dinâmica de salutar a cada tema, uma espécie de cruzamento entre John Arch e Geoff Tate, ambos a imitar o Peter Gabriel) - e excepção seja feita ao tema Madhouse, um dos melhores do álbum. Além de não ter esses ganchos, também não segue o caminho oposto, o da complexidade - exceptuando as três partes das instrumentais "The Symbiotic Predator".

Ficando a meio caminho, o resultado global que se sente é um pouco isso, um trabalho que poderia a chegar a algum lado concreto mas que se ficou pelo caminho. No entanto, não deixa de ser um trabalho que exige algumas audições atentas e com algumas surpresas pelo meio como a pesada "Brokers Lingua Nera". A diferença é que poderá exigir mais paciência daqueles que não a têm. Isso não impede que seja um álbum de valor na carreira de uma banda que já tem quase trinta anos de duração.
 

Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira