About Me

Procession - "To Reap Heavens Apart" Review


A América do Sul tem um dom especial para fazer Doom de qualidade e os Procession são uma dessas provas, embora a banda com origem Chilena se tenha mudado de armas e bagagens para a suécia. Neste segundo álbum, os chilenos começam em grande forma com "Damnatio Memorae" que funciona como intro - e nada como uma intro instrumental com guitarras, baixo e bateria. "Conjurer" chega no seguimento imediato e abranda um pouco a velocidade, mas não a intensidade. A voz de Felipe Plaza Kutzbach pode exigir um pouco de habituação mas não será nada de muito difícil ou doloroso.

Inesperadamente, o instrumento que salta mais ao ouvido é mesmo o tocado por Claudio Neira: o baixo. A forma como ele sobressai aproveitando o espaço vazio das guitarras (que não são muito favorecidas na produção) e passeia-se de forma acrobática (mediante as possibilidades que o estilo permite, obviamente). Não existem por aqui grandes invenções, é apenas doom metal, mas quando essa simplicidade aplicada resulta em faixas como "Death & Judgement", a coisa ganha outros contornos. Aí a simplicidade começa a ganhar forma de genialidade.

E nem deverá ser necessário dizer muito mais para que todos os fanáticos pelo doom, seja a vertente Sabbath, seja a vertente Candlemass, corram em direcção ao ponto de venda mais próximo para comprar este segundo álbum dos Procession. Lançado pela High Roller Records, este álbum tem a capacidade de levar a banda a voos bem mais altos, assim como a própria editora. Um grande álbum de doom metal, indispensável conhecer, clássico à nascença.
 

Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira