About Me

Centuries - "Taedium Vitae" Review


Desde que a Southern Lord começou a alargar o leque do género dos seus lançamentos, boas surpresas têm surgido, nomeadamente no campo do hardcore. É nesse terreno que os Centuries se movem, se bem que este hardcore é feio, porco e mau - não que haja algo hardcore bonito, asseado e bom (se houver não é hardcore, é outra coisa qualquer), apenas este é mais feio, mais porco e mais mau. Com uma voz que não fica nada a dever a vociferações dignas de adorar Satanás, uma produção cheia de gravilha, mas mesmo assim cheia de low-end e poderosíssima.

A forma acaba por ser a mesma de que um lançamento, também da Southern Lord, revisto aqui na Metal Imperium recentemente, o álbum dos Dead In Dirt, ou seja, um álbum com vinte minutos e todas as faixas seguem-se entre si, como se de uma própria se tratasse. E se no álbum dos Dead In Dirt se tratava de uma faixa com 22 partes, aqui trata-se de uma faixa dividida em nove e com os temas a ter à volta de dois minutos de duração em média.

Acaba por ser uma audição bem mais facilitada que a "Blind Hole" (terminando aqui as comparações com os Dead In Dirt), já que há um imediatismo nas músicas mais eficaz na arte de contagiar o ouvinte - mesmo momentos de noise como na "Tabeo", capaz de provocar dores de cabeça aos mais sensíveis. Sendo um EP, justifica-se a sua duração mas mesmo assim, o eterno mal de saber a pouco, não deixa de estar presente. Como se trata de um EP, o preço atenua-se, o que nos dias de hoje, faz toda diferença. Um murro na cara e nos ouvidos, mais uma aposta bem sucedida da Southern Lord.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira