About Me

Chaostar - "Anomima" Review


Nascidos da vontade de Christos Antoniou, guitarrista e um dos principais mentores dos Septic Flesh, em querer explorar a sua paixão pela música erudita e avant-garde, os Chaostar editam o seu quarto disco de originais, agora que 9 anos se passaram desde que o anterior "The Scarlet Queen" foi lançado.

Sem recurso a qualquer tipo de instrumentação mais associada ao metal, "Anomima" é desde logo uma experiência bastante esotérica, interessante e ao mesmo tempo intrigante. Desde o início sombrio de "MA" até às últimas notas acústicas de "Misery’s King", que Christos e companhia nos presenteiam uma banda sonora onde os atributos intrínsecos da música de Chaostar, se fundem numa amálgama de sons e paisagens atmosféricas, descritas segundo várias dualidades, o belo e o macabro, o agradável e o perturbante, e a calma e o caos. 

Como em qualquer lançamento do género, fica difícil destacar algum tema, ainda para mais no caso de "Anomima", em que estes se influenciam uns aos outros, quase como que estabelecendo uma relação de dependência. Ou seja, um momento épico como "Un pensiero Per Il Destino", é de certa forma necessário para que a melancólica beleza do seguinte, "Sorrow Descending", seja ainda mais incisiva. Da mesma fora que "Fair Maiden (translation)" baseado em instrumentos clássicos e na voz de Androniki Skoula, é muito mais eficaz após a descarga electrizante de "Truth Will Prevail", proporcionando um contraste quase arrepiante. E exemplos como estes multiplicam-se ao longo de "Anomima", que conta com 2 convidados de peso nas vozes, o nosso Fernando Ribeiro dos Moonspell e David Vincent dos Morbid Angel.

É nesta mistura de emoções e contrastes que surge o grande atractivo da música dos Chaostar. Naturalmente que a influência de Dead Can Dance é mais do que evidente, afinal a banda de Brendan Perry e Lisa Gerrard será sempre uma das grandes referências neste género de composição.

Com apresentação oficial no prestigiado teatro de Kakoyannis, em Atenas, "Anomima" é um disco que necessita pela sua natureza de várias audições para poder ser assimilado, mas é tempo que é bem recompensado uma vez que as diferentes peças do puzzle comecem finalmente a fazer sentido.

Nota: 8.5/10

Review por António Salazar Antunes