About Me

Gallows Pole - "And Time Stood Still" Review


Heavy metal de culto de Austria, que andam nisto desde meados dos anos setenta mas que nunca foram propriamente profícuos no que diz respeito à produção musical. Um álbum em 82, o segundo em 89,  o terceiro em 99 e o quarto em 2008. Este "And Time Stood Still" é o seu sétimo, estando agora a banda numa fase mais criativa. Para que não os conhecem e para se ter um bom termo de comparação, sendo heavy metal, Gallows Pole aproxima-se mais daquilo que os Queensrÿche fazem do que propriamente dos Iron Maiden.

O tema título que abre o álbum tem um pouco travo a progressivo, mas daquele chato que aborrece ao fim de poucos minutos. O grande culpado é mesmo o líder da banda, Alois Martin Binder, que fica encarregue da voz (além da guitarra e baixo) e que tem um timbre enjoativo que dá vontade de ouvir outra coisa. Parece algo que sobrou dos anos oitenta, daquelas músicas de pop rock da República Federal da Alemanha que de vez em quando transpiravam para além das suas fronteiras.

Alguns riffs bons, como o de "Older", alguns pormenores interessantes, mas o resto perde-se na voz de Binder e no reverb - o som tem tanto eco que parece que foi gravado nalgum vale da Áustria. Datado, aborrecido para não dizer mortiço, este será um dos álbuns mais aborrecidos que se pode ouvir neste ano de 2013, mas é melhor não o afirmar com muita convicção porque esse tipo de pensamentos ou afirmações poderá atrair de facto algo pior.
 
Nota: 3/10

Review por Fernando Ferreira