About Me

Ibridoma - "Night Club" Review


Pode-se estranhar e mesmo dizer que "Night Club" é um nome pouco convencional para um álbum de metal, mas este é o nome do 2º LP da banda italiana Ibridoma, grupo de heavy metal nascido em 2001, actualmente composto por Christian Bartolacci na voz, Marco Vitali e Sebastiano Ciccale nas guitarras, Leonardo Ciccarelli no baixo e Alessandro Morroni na bateria. Lançado pela chancela da SG Records, o LP é composto por 8 músicas que totalizam cerca de 32 minutos de um heavy metal à moda dos anos 80/90.

"Eagles From the Sky" é a primeira música do álbum e logo no início sobressaem os riffs muito heavy metal da velha guarda e a voz aguda de Bartolacci (de resto a fazer lembrar o estilo vocal de Geddy Lee, mítico vocalista dos Rush), que de facto estão presentes em todas as músicas e são os pontos mais fortes da banda. As músicas seguem todas a mesma estrutura quadrada, oscilando entre o compasso lento e o mid tempo, com aposta forte nos refrões memoráveis e riffs melódicos. A música que dá o nome ao álbum é o exemplo perfeito disso.

É digno de realçar também algumas das melhores composições, como a "Cold Light of Moon", a "Last Supper", ou a "Face To Face" - especialmente esta última, que devo dizer que dei por mim a trauteá-la sem me aperceber imediatamente que música era. Aqui reside o principal problema das músicas da banda: elas ficam no ouvido, mas são tão estruturalmente semelhantes que também não se destacam da maioria do que já foi composto dentro do género. Aliás, não fosse pela peculiar voz de Bartolacci provavelmente este seria um álbum que dispensaria à primeira audição, até porque fica a impressão que 32 minutos é algo curto para um LP (principalmente se voltarmos atrás e virmos que o EP anterior da banda "Page 26" tem apenas 5 minutos a menos).

Contudo, embora as músicas não sejam inovadoras ou extraordinárias, têm todas uma composição estável. A voz de Bartolacci (novamente) está em grande destaque, Morroni é um baterista  muito seguro e o som das guitarras de Vitali e Ciccale e o baixo de Ciccareli nunca nos deixam esquecer que estamos a ouvir heavy metal. Este é um álbum que só recomendaria aos fãs mais aguerridos do género, mas não se prendam por mim.

Nota: 6.8/10

Review por Tiago Leonel Ferreira