About Me

Philip H. Anselmo And The Illegals - "Walk Through Exits Only" Review


Qualquer introdução a Phil Anselmo será totalmente desnecessária, o seu trabalho com Pantera e também com os Down garantiu com que tivesse a imortalidade garantida. Infelizmente, esse facto não fez com que as suas aventuras fora dos Pantera e dos Down fossem propriamente apreciadas, nomeadamente os dois álbuns com os Superjoint Ritual. A verdade é que o vazio criado pelo fim dos Pantera colocou expectativas, talvez injustas, sobre tudo o que seu ex-frontman faz. Não deixa de ser verdade também que muitas dessas bandas/projectos não chegavam aos pés de Pantera ou Down, nomeadamente os já mencionados Superjoint Ritual - cujo guitarrista dos primórdios, Maziar Montazeri, também faz parte  dos ilegais que acompanham Phil.

Com a morte de Dimebag Darrell, Anselmo tentou afastar-se do centro das atenções e dedicou-se à sua própria editora, Housecore Records. Depois de um  split com os Warbeast, finalmente sai o primeiro álbum da sua banda a solo. Posto isto, tem que se esclarecer já uma coisa: "Walk Through Exits Only" não tem nada a ver com Pantera e está bem mais próximo daquilo que os Superjoint Ritual fizeram, mas no lado positivo, a qualidade é superior. Estilisticamente, anda na onda do thrash metal extremo e esquisito. Ok, Pantera também teve alguns momentos esquisitos durante a sua carreira, mas mesmo assim, há um fosso enorme entre as duas propostas. Hardcore e black metal fundem-se ao longo dos quarenta minutos que temos aqui.

As letras ajudam a acrescentar ainda mais extremidade ao som, quando Anselmo soa mais chateado que nunca, para não dizer, furioso. Contra a sociedade ("Batallion Of Zero"), contra a indústria musical ("Walk Through Exits OOnly"), contra o sistema americano ("Irrelevant Walls And Computer Screens"). No entanto, apesar de toda a raiva e apesar da qualidade das composições, continua a faltar algo ao seu conjunto. Dinâmica e variedade, principalmente. Ganha pontos por ser inesperado e até certo ponto, experimental mas acaba por ser algo unidimensional, faazendo que o álbum soe demasiado longo, mas devido à expectativa de que a qualquer momento as coisas mudem acaba por gerar um sentimento de desilusão.

Resumindo, é um sentimento contraditório. Por um lado, o trabalho de Phil Anselmo com mais qualidade na fase pós-pantera (sem contar com os Down), por outro, ainda não é o ideal, aquilo que qualquer fã do vocalista desejava ouvir. Se esta orientação vai dominar a sua carreira solo ou se esta vai ser onde Anselmo vai priveligiar as suas energias para se dedicar, só o futuro dirá. Até lá fica-se com este testemunho de música negra e enraivecida.
 
Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira