About Me

Pentagram Chile - "The Malefice" Review


Antes de mais, sim, o nome da banda deve-se aos Pentagram, a mítica banda norte-americana de heavy metal/doom, no entanto a mudança de Pentagram (designação que os acompanhou de 1985, altura da sua fundação e curiosamente, ano do lançamento do primeiro álbum dos Pentagram americanos, até 2012) para Pentagram Chile não aconteceu porque os norte-americanos ameaçaram com um processo de copyrights. Foram os próprios chilenos que decidiram mudar o nome, como forma de homenagem à clássica banda e a limitar as confusões de identidade.

Os Pentagram Chile tocam death metal cru e old school tendo como inspiração bandas como Slayer, Venom, Kreator e Possessed e fazem-no desde os anos oitenta, com demos, ensaios, EP, split e até um álbum ao vivo, mas só agora surge o tão aguardado álbum de estreia, um petardo de que qualquer deathster da velha guarda não vai conseguir colocar defeitos. Com pormenores muito interessantes de guitarra e com as músicas a terem algumas soluções e arranjos inesperados, os chilenos acabam por conseguir assim apresentar uma lufada de ar fresco sobre uma premissa com potencial bafiento. "Horror Vacui" é um poço de riffs viciantes e solos zangados mas cheios de feeling.

Há um certo sentimento de enfartamento mais ou menos a meio devido à gestão das repetições no que a alguns riffs respeito, como mostra a "Spontaneous Combustion", mas mesmo nesses casos, há sempre um riff ou solo que salva a situação, acabando por ser um álbum que que tanto pode parecer que está sempre a bater na mesma tecla, como a seguir parecer perfeito e exactamente aquilo que sempre se procurou. De qualquer forma, a duração das músicas poderá ser uma barreira a todos aqueles que acham que uma média de cinco minutos por música seja demais.

Ainda assim, a dinâmica do álbum é muito acima da média e a qualidade individual das músicas também, assim como na produção não há nada a apontar. Um som ainda pujante e a dar igual espaço a todos os instrumentos. De salientar que este lançamento está dividido em três edições. A normal, composta por um cd e nove faixas, a edição limitada de duplo cd, que traz dez faixas no primeiro cd (incluíndo a faixa bónus "King Pest" que é uma grande malha) e no segundo, as músicas das demos dos anos oitenta regravadas (sete temas) e a edição limitada de duplo vinil que traz nove faixas relativas aos novos temas e as sete regravações. É um bom álbum para matar as saudades de um estilo de death metal mais puro e duro e com valor suficiente para fazer com que os Pentagramn Chile passem de uma banda de culto a algo mais que isso.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira