About Me

Sarcasm - "Crematory" Review


Para quem não souber, os Sarcasm são das bandas mais clássicas da Eslovénia. Ok, o país em questão não é daqueles que mais metal deita cá para fora, mas há que dar a mão à palmatória, que lançar um álbum como este "Crematory" em 1989 num país como a Eslovénia, não deixa de ser impressionante, numa altura em que ainda faziam parte da Jugoslávia e lutavam pela sua independência, que viria a acontecer dois anos depois.

Lutando numa cena inexistente, os Sarcasm gravaram doze músicas com a esperança que houvesse alguma editora internacional que pegasse neles, mas tal não aconteceu, sendo que lançaram "Crematory" por sua própria conta, composto por apenas oito músicas, em cassete, edição limitada a três mil cópias, edição essa que é uma raridade hoje em dia. Empregando o inglês e alternando os temas habituais do metal ("Road Warriors" e "Thrash Tonight") com a crítica ao que era na altura o estado actual das coisas (o tema título por exemplo). Também temos uma curiosa homenagem à personagem de Hollywood, Freddy Krueger, na faixa "The Krüger Story" que curiosamente também está retratada na capa, onde vemos uma espécie de demónio, com a luva de Freddy numa mão e com a cabeça do mesmo na outra.

Musicalmente, "Crematory" é clássico heavy thrashado como aquele que se fazia noutros países na altura, tais como Portugal. Há aqui aquele feeling clássico que as demo de Procyon ou Sarcastic Angel têm. Surpreendentemente consisos e eficazes, esta reedição é uma benção caída dos céus para todos aqueles que gostam de descobrir tesouros auditivos e este sem dúvida que é um deles. Esta reedição ainda traz três versões demo de 88 para as músicas "Krüger Story" (que contém um excerto do filme "Pesadelo Em Elm Street"), "Fate" e "Runaway" e mais duas músicas gravadas em 92, sendo que "Eclipse" e "Don't Care If They Know" mostram uns Sarcasm mais intensos e pesados.

Reedição muito interessante e que realmente válida. O mundo do metal precisa de conhecer este pedaço de história que soa refrescante nos dias de hoje. A conhecer urgentemente.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira