About Me

Scum From The Sun - "4" Review


Estamos na presença de uma das editoras topo no meio musical do avant-garde mundial, cujo trabalho na descoberta e lançamento de bandas com esta filosofia tem sido notável. Desta vez, em formato de cooperação com a DecimoPianeta, a Avantgarde Music faz-nos chegar, directamente de Itália, os Scum From The Sun.

Já com alguns trabalhos editados, os Scum From The Sun, inicialmente intitulados apenas como SCUM, apresentam-nos, neste mais recente álbum, quatro temas que, desde já, prometo fazerem-nos viajar aos confins do universo. Há aqui alguns elementos que nos transportam para bandas como os Rosetta ou Crippled Black Phoenix, pelo que esta fusão de post rock, sludge, doom, elementos electrónicos e industriais aliados a um forte imagem temática deste “4” atira-nos para um espaço anti gravitacional onde ficamos suspensos em contemplação e meditação. A visão conceptual desta proposta centra-se na matéria como uma metáfora do declínio da civilização e da evocação de todos os vícios, medos e dúvidas da civilização humana.

Com momentos de “spoken word”, em Italiano, os Scum From The Sun convencem-nos de que este álbum não deve ser apenas ouvido, mas como também deve ser sentido e dissecado com prazer, ainda que, por vezes, o ambiente musical possa ter contornos opressores e sombrios. Longe de ser um álbum de consumo rápido, também é verdade que será preciso criar tempo para poder saboreá-lo, de preferência isolado de influências externas e com vontade de reflectir sobre o sentido da vida!

Nota: 7.3/10

Review por Pedro Pedra