About Me

BurnDamage - "Reborn" Review


Apesar de existirem já variadíssimas bandas com mulheres na sua formação, a presença feminina no heavy metal é ainda hoje vista como algo novo e diferente, muito devido a questões históricas, onde bandas como os Manowar proclamavam uma mensagem masculina de virilidade. Mas deixemos por agora os músculos e os outfits de cabedal…

De Odivelas chegam-nos os BurnDamage, um projecto com cromossomas XX em dose dupla. O quarteto iniciou-se em 2008 e, passados cinco anos e uma mudança de vocalista, lançam agora o primeiro trabalho. Em “Reborn” podemos encontrar cinco temas, quase todos com menos de três minutos, onde não existe tempo para festinhas nem cafunés, só para partir pedra do início ao fim. Ainda assim, a falta de diversidade não é sinónimo de falta de qualidade…

Se há atributo que aqui salta imediatamente à vista é a intensidade. A voz de Inês faz lembrar os tempos áureos de Kitty Saric nos Decadence, Nuno e Sílvia são competentes naquilo que fazem e Alex na bateria funciona como o playmaker da banda. O resultado é caos jacente! Aliás, faixas como “Reborn”, “Addict” e “Total Chaos” partilham todas a mesma génese, sendo autênticas odes de porrada destiladas por uma Inês enraivecida e um zumbido de guitarras em fundo. O óscar para melhor música do EP vai para “Burn Them All”, o tema mais rápido destes cinco, o único com direito a um solo (pequenino) e ainda com gang vocals no refrão.

A banda lisboeta não navega em grandes preliminares durante estes catorze minutos, factor que acaba por tornar este EP em algo demasiado evidente após um par de audições. Apesar de tudo, os BurnDamage são uma sugestão diferente daquelas que temos em território nacional e podem valer-se disso para sobressair no futuro. Para já, ficam bons indicadores de um quarteto que não é dado a ornatos, mas que definitivamente sabe como deixar os meus vizinhos em alvoroço…

Nota: 7.3/10

Review por Pedro Bento