About Me

Horseback - "A Plague Of Knowing" Review


E esta é uma das maiores prendas que uma editora pode dar a um fã de um projecto que é mais underground do que os mineiros presos no Chile. Para quem não sabe, os Horseback são uma one-man-band cuja alma está na pessoa de Jenks Miller e a sua proposta consiste na maior miscelânea que pode haver, incluindo drone, rock psicadélico, jazz, neo-folk, noise, ambient, metal extremo (principalmente ao nível das vocalizações e música electrónica. Umas faixas exploram estes géneros separadamente, outras juntam-nas todas num grande caldeirão. E por que é que "A Plague Of Knowing" é uma prenda para os fãs? Porque reúne nada mais nada menos do que três cds, em mais de três horas de material apenas disponível
em singles, splits e faixas inéditas.

Assim sendo, as faixas dos lançamentos raros, há muito esgotados, estão no primeiro disco, que rúene as faixas de 2009 até 2012, e só este primeiro disco seria suficiente para dar a volta ao mundo no que diz respeito à disparidade de géneros abordados. "Heathen Earth" e os seus nove minutos de duração, bem hipnóticos, são uma das que mais impressionam, mas destacar uma faixa no meio de tantas com qualidade tão alta, é praticamente um crime. No segundo CD, temos um brinde dentro do brinde. O álbum "Stolen Fire", lançado de forma exclusiva em cassete limitada a 150 cópias. Este trabalho mostra o som embrionário que Miller tentou explorar, mais electrónico, mais básico e também o menos interessante no departamento musical. Do ponto vista histórico, um tesouro (ainda para mais, com cinco faixas que permaneceram inéditas até agora), musicalmente, nem tanto. De qualquer forma, e sendo este um item para coleccionadores, este segundo cd é essencial.

A terminar, no terceiro cd, aquilo que por si só merece a compra desta compilação. Dois temas captados ao vivo, sessenta minutos de música. O primeiro é um medley de faixas do álbum "Impale Golden" e o segundo, o tema título, e não será por acaso, que é aquilo que qualquer fã de drone se interessarã automaticamente. Um cd para ouvir continuamente. Se restam dúvidas se drone é música, se é apenas algo que os menos talentosos fazem para pseudo-intelectuais apreciarem, então mergulhem a fundo nestes dois temas e digam lá se não sairam dos vossos corpos e que quando voltaram, tudo parecia diferente, inclusivé a forma como vêem e apreciam o tempo.

Para os apreciadores de música com a mente aberta, têm aqui um dos lançamentos do ano. Sem exageros. Isto é o santo graal dos tesourinhos underground, servido da melhor forma como apenas a Relapse o sabe fazer. A primeira edição (digipack) é limitada a 2000 cópias, por isso toca a encomendar!
 
Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira