About Me

Kreator - "Dying Alive" Review


Álbuns/DVDs ao vivo. Não têm, nem de perto nem de longe a importância que tiveram outrora  com a oferta de concertos em todo o lado e com a internet que nos permite ver online uma série de concertos de bandas a tocarem em todo o lado. E mesmo assim, apesar disto tudo, ainda há uma certo burburinho cada vez que certas e determinadas bandas lançam um álbum ao vivo, devido aos seus fãs leais. Os Kreator pertencem a esse pequeno lote, não porque os seus fãs são ou sempre foram leais ou por terem uma discografia imaculada - basta mencionar álbuns como "Renewal", "Outcast", "Endorama" ou até mesmo "Cause For Conflict" para que existam uns quantos a torcer o nariz - mas porque nunca se envergonharam do que fizeram e porque conseguiram a certo ponto, quando ninguém acreditava neles, voltar às suas raízes de uma forma honesta e acrescentar de valoroso para o seu futuro.

Poderão alegar que desde "Violent Revolution" que foi criada uma fórmula da qual não se desviaram muito, mas tenhamos que ser realistas. Thrash metal é thrash metal e esta continua a ser uma banda que fez experimentações com industrial, com punk e com gótico. E sobreviveu para contar a história! Determinação é aquilo que se pode concluir por analisar a carreira da banda e por ouvir este álbum ao vivo onde, embora não esteja representada toda a carreira da banda - previsivelmente os álbuns atrás mencionados não tiveram representação aqui, excepção seja feita para "Phobia" do "Outcast", e o "Terrible Certainty" também não teve nenhuma das suas faixas escolhidas para o alinhamento - é que a banda ao vivo está cada vez mais forte e que este espectáculo foi realmente especial tanto para os Kreator como para os seus fãs.

Assim sendo, este DVD e duplo CD assumem um carácter fundamental para os fãs da banda teutónica já que é um documentário de uma banda, talvez não no pico da sua forma, mas definitivamente num ponto em que conseguiram revitalizar-se, conseguiram chamar toda uma nova geração de fãs e mostrarem uma vitalidade impressionante para uma banda com quase trinta anos de existência. Como não tivemos acesso ao DVD não nos podemos pronunciar acerca do mesmo, mas, apenas apoiado no que nos foi dado a ouvir, este é um álbum ao vivo mais representativo do momento actual (o foco está sobretudo nos últimos quatro álbuns) do que propriamente retrospectivo - coisa que é indicador claro de que não há intenção de se reformarem. Para todos os fãs, imperdível. Para todos os amantes do género, idem idem, aspas aspas. Para quem não conhece, uma boa forma de ficarem a conhecer. Ficarão agarrados imediatamente. 

Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira