About Me

Orchid - "The Zodiac Sessions" Review


Aproveitando o sucesso do recém lançado e aclamado tanto pela crítica como pelos fãs, "The Mouths Of Madness", a Nuclear Blast tenta capitalizar de forma inteligente relançando num bonito digipack os primeiros trabalhos num só disco. Sendo assim, este "The Zodiac Sessions" tem o primeiro álbum de originais, "Capricorn" em conjunto com o EP que o antecedeu, "Through The Devil's Doorway", ambos remasterizados. De certeza de que quem ficou apaixonado pelo último álbum que vai querer mergulhar nesta banda que soa mais Black Sabbath que os próprios Black Sabbath.

Aquela capacidade que a banda tem de fazer o ouvinte perder-se no meio de riffs hipnóticos, ritmos de bateria quase ritualistas e um baixo aventureiro, em conjunto com uma voz que faz pensar em como soaria bem nos próprios Sabbath e uma guitarra solo que não fica em nada atrás da de Tony Iommi. Podem dizer que a originalidade aqui é pouca, pela aproximação que há, desenvergonhada acrescente-se, aquilo que foi a primeira era dos Black Sabbath, mas a verdade é que os fãs da banda e do género vão delirar com isto. Tudo o que seja uma viagem e que faça esquecer o momento actual tem de ser valorizado. Ter esse poder não é comum e os Orchid têm-no. Desde o início da carreira, como este "Zodiac Sessions" tão bem comprova.

Uma questão que fica por explicar é a da duração das faixas do EP, que vêm em seguida às do álbum. Na promo - e até em toda a informação disponível na internet - condiz com a duração indicada na promo, mas a verdade é que consultando o EP original, têm todas a duração superior e estas aqui realmente são todas cortadas a meio. Deverá ter sido um erro nos promocionais provavelmente e o produto que estará à venda terá de certeza as faixas completas. Mesmo assim, tal como as faixas de "Capricorn", o tratamento sonoro às quatro faixas do EP também faz com que a compra se justifique. É uma grande compra e talvez a única forma de ter estes dois lançamentos que estão na base da carreira da mais nova sensação do heavy/doom metal moderno - o que não deixa de ser engraçado já que soa a Sabbath antigo.
 
Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira