About Me

Scalpel - "Sorrow and Skin" Review


Quantas bandas de brutal Death Metal existem por este mundo fora? Muitas! Quantas conseguem editar um primeiro álbum que nos prende e nos faz querer esperar ansiosamente pelo próximo tema só para termos a certeza masoquista de que não terão colocado as melhores músicas logo ao início? Muito poucas!

Attleboro, Massachusetts, é a terra origem dos Scalpel, cuja formação data de 2008, tendo editado uma demo e um EP até ao ano 2010. Após isso, empenharam-se em compor novos originais para este primeiro álbum “Sorrow and Skin”. E que excelente trabalho fizeram, sem mais rodeios, este registo é uma bomba!

Com uma musicalidade muito evoluída e desenvolvida, os Scalpel esmagam-nos com um Death Metal brutal, adornado com requintes de Grindcore, que nos trituraram sem misericórdia ao longo dos quase 36 minutos de duração deste “Sorrow and Skin”. A fusão entre as correntes musicais mais old school e as técnicas resultam na perfeição, tornando este lançamento um desafio para a audição. Por outro lado, também não ficamos aborrecidos porque realmente a dinâmica sonora dos Scalpel é muito apurada e conduz-nos sempre, muito bem, ao longo de todos os temas, ao destinado esperado. A Satisfação!

Contudo, é curioso salientar que a julgar pelo primitivisto gráfico do artwork apresentado, podemos ficar retraídos e até na dúvida sobre o conteúdo do mesmo. Sem dúvida que, este é um claro exemplo que não deveremos julgar um disco pela sua capa!

Sobre a capacidade instrumental destes músicos há que dizer que todos são executantes exímios da sua arte, cuja mestria eleva a sua música a patamares muito extremos, embora sem nunca perder a linha melódica subjacente a cada um dos temas. Por isso mesmo, é muito difícil destacar os melhores porque, na realidade, são todos muito bons, sendo ainda devidamente acompanhados por uma produção meticulosa que permite a audição de todos os seus detalhes. No meio disto, apenas mencionamos que a faixa “The Exterminator_Human Slaw” funciona, um pouco, como um barramento à êxtase total, visto impedir que cheguemos ao final sempre impelidos por esta máquina devastadora.

Poderíamos, para situar os leitores, colocar o som dos Scalpel ao nível de bandas como Origin, Cannibal Corpse e até mesmo Suffocation.

Sem dúvida que estamos perante uma grande revelação e que todos os nossos ouvidos irão ficar atentos ao que esta banda poderá trazer-nos de futuro.

Nota: 8.5/10

Review por Pedro Pedra