About Me

Darkmoon Warrior - "Nuke'Em All" Review


Começar um álbum com uma música intitulada "Fuck Off" é de macho e trve. Não propriamente por esta ordem - até porque a seguir vem a faixa "Satanification", a prova real de que deveria haver mais cuidado na hora de dar títulos ás músicas. Os Darkmoon Warrior tocam black metal, como já deveria ter ficado claro pelo o que foi dito até agora, e com quatro anos de ausência desde o álbum de estreia, lançam agora o segundo trabalho, não tendo grandes surpresas reservadas para quem já os conhecia (e mesmo para quem não os conhecia, para aqueles que conhecem o black metal norueguês no geral).

A banda alemã captura perfeitamente esse espírito da segunda vaga de black metal e apesar da falta de originalidade (que até criticada neste tipo de som), as músicas estão bem construídas, oscilando entre as mais directas (mais directo que "Fuck Off" e "Nuk'em All" também é impossível) e as mais épicas como a "Satanification", "The Call" e "Black Tongues And Rusty Nails" (esta última com um ritmo mais compassado). Para quem procura black metal, para quem é exigente naquilo que o black metal deve ser, seguir todas as normas, então este é o álbum ideal. E esta forma de apreciar (por parte dos fãs) e fazer música (as bandas) pode ser muito facilmente criticável, mas no final de tudo, é apenas uma questão de gosto e se o som em si tem qualidade. Que é o que se passa aqui.

Produção crua, mas perceptível, logo poderosa, voz perfeita para o género, riffs de guitarra totalmente adequados para o que se espera... como podem haver argumentos para criticar de forma negativa algo assim? A questão de estar a fazer sempre a mesma música pode ser um argumento válido a partir do momento em que a música que se está sempre a fazer seja má. A questão é que a música aqui apresentada é de qualidade e que embora não destoasse se tivesse sido feita na década de noventa, continua a soar essencial nos dias de hoje. Como se fosse uma gravação clássica. Dificilmente será um álbum marcante que ficará na história, mas para quem gosta de black metal e para quem não conhecer a banda, está aqui provavelmente a descoberta do ano. Bom álbum.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira