About Me

Lost Breed - "Save Yourself" Review


Reedição de uma banda obscura de doom metal (doom tradicional, ou seja aquele próximo do heavy metal) que é capaz de chamar a atenção para os fãs dos St. Vitus e Obsessed, já que Wino ensaiou com a banda no final dos anos oitenta. Este é o segundo álbum, lançado no já longínquo ano de Para já a primeira coisa a destacar é a voz de Pat Lyndon, a fazer lembrar um pouco a de Kevin Martin, dos entretanto regressados Candlebox, também tem uma certa crueza digna de Glenn Danzig e uma forma de entoar muito semelhante à de Tony Martin, ex-vocalista dos Black Sabbath. Também a produção é crua e bastante in your face, havendo por vezes, de música para música, diferenças no som.

Uma comparação que também faz sentido é a com Soundgarden, banda que também bebeu muito dos Black Sabbath e que tinha uma certa faceta experimental, tal como os Lost Breed. Este álbum, o último da carreira da banda, é um daqueles clássicos que passou ao lado de tudo e de todos e que apesar desta reedição, deverá ficar no mesmo ponto. Doze músicas, nenhuma delas a passar os quatro minutos, esta é uma boa viagem pelo passado, que levará alguns fãs de todas as bandas atrás mencionadas a ficarem agradavelmente surpreendidos.

Com uma honestidade contagiante e a sobreviver de forma exemplar ao teste do tempo, "Save Yourself" é no seu todo um álbum persistirá como um álbum de culto durante mais algum tempo, sendo que agora tem mais uns novos fãs do que quando foi originalmente lançado - que também temos que admitir, não era a época mais favorável a este tipo de som. A Shadow Kingdom Records teve visão e em boa hora foi resgatar o espólio desta clássica banda de heavy doom tradicional. Quem fica a ganhar é o doomster que anda por aí sem saber que (ainda) existem coisas destas.


Nota: 7/10


Review por Fernando Ferreira