About Me

Mountain Throne - "Stormcoven" Review


Heavy metal tradicional está mesmo a viver um dos melhores momentos que há memória. Talvez não pela aceitação ao nível mainstream, mas sobretudo pela riqueza de propostas que surgem um pouco por todo o mundo. Os Mountain Throne são alemães e chegam com este "Stormcoven" ao primeiro álbum de originais depois de um EP em 2010 e de um split em 2011 com os Procession. "Spirits Of Fate" dão o mote para o que se pode ouvir por aqui, heavy metal com toques de doom - como quem diz algo na onda de Pentagram, Saint Vitus e até Manilla Road.

Ao álbum de estreia, há uma confiança e uma certeza que não é muito comum. Este não parece um álbum de uma banda novata e sim de uma banda experiente, que talvez não se solte tanto quanto seria desejável - dá ideia que estas músicas poderiam ir mais longe a nível de duração - mas que mesmo assim consegue ter oito músicas bastantes dinâmicas entre si. Desde o feeling heavy metal do tema título até ao sabor bastante forte a punk na "Morningstar Iconoclast", não esquecendo  verdadeiras malhas heavy/doom como "On The Mountain Throne" ou o trabalho da bateria na Priestess Of The Old". E se se gostar de Primordial, "Where Alchemy Thrived" é obrigatória.

Hoje em dia, para quem está de fora - ou não aprecia o estilo, pode-se pensar que há uma moda retro que será passageira e como a vida já provou diversas vezes, tudo é passageiro, no entanto, para quem gosta deste estilo de música, é um prazer ouvir bandas como os Mountain Throne, genuínas, em que a música vive quase como se de um ser vivo se tratasse, algo que se nota tão bem em malhas como "Winter", um doomão arrastado mas mesmo assim cheio de vida. Se é algo passageiro, tudo bem, no entanto, até que passe temos direito a música do melhor que poderia haver. Uma banda a acompanhar.


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira