About Me

Skinflint - "Iklwa" Review


Os Skinflint não são desconhecidos nossos, já que recentemente critícamos o seu terceiro álbum, "Dipoko", um trabalho com o seu valor mas que sofria de algumas limitações técnicas, deixando clara, no entanto, que instrumentalmente, a qualidade era garantida. Ora, este "Iklwa" é o segundo álbum da banda, reeditado pela editora Pure Steel Records. Como qualquer reedição, tem que se questionar a validade da reedição e considerando a qualidade que este trabalho tem, essa reedição fica completamente justificada. A intro acústica acompanhada por um pequeno trecho de spoken word em inglês, com um sotaque africano carregadíssimo, poderá fazer com que se fique a estranhar, mas com "Iron Pierced King", fica um feeling de verdadeiro heavy metal, daquele da velha guarda.

Quando se fala em heavy metal, é inevitável não se pensar em Iron Maiden. Com "Mbube The Great", esse feeling fica ainda mais forte, com o baixo melancólico a fazer lembrar os momentos mais inspirados de Steve Harris e com grandes solos de guitarra a acompanhar. É certo que é tudo um pouco primitivo e de certa forma, ingénuo, mas isso não retira o brilho que temas como "Burning The Soul With Diesel", o tema título ou "The Fallen" têm, sempre com aquele toque épico, mas sem necessário ter músicas de longa duração para tal.

Talvez o ponto fraco seja a voz, demasiado forçada algumas vezes, não tendo a melodia necessária, mas no seu todo, este trabalho é fruto de uma paixão pelo heavy metal que não pode ser condenada, mesmo que não seja perfeita - raramente o heavy metal fala de perfeição - mas que é sobretudo sentida. E claro, com uma faixa instrumental, talvez não com o punch desejado mas a lembrar o porquê de muitos nós querermos montar uma banda quando ouvíamos discos dos Maiden. A reedição vem ainda com dois temas bónus, "Army Of The Dead" e "Gauna", este último gravado ao vivo. Mais uma boa oportunidade para ficar a conhecer uma das mais promissoras bandas africanas - apesar de já terem três álbuns, ainda são apenas uma promessa. Esperemos pela confirmação. Há potencial para isso.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira