About Me

Pale Divine - "Cemetary Earth" Review


Os Pale Divine são uma banda norte-americana praticamente desconhecida e que conta já com quatro álbuns de originais. Este "Cemetary Earth" é o terceiro trabalho, lançado originalmente em 2007 e agora reeditado pela Shadow Kingdom, com tratamento vip. Remasterizado e com um disco de bónus a acompanhar o álbum. O disco bónus contem cinco versões demo de temas do álbum e mais quatro temas ao vivo, registados em 2011. Apesar do álbum já ter uns anos, faz sentido fazer uma pequena análise já que a sua qualidade é inegável e não se pode dizer que seja do conhecimento geral dos fãs do estilo. Para os apreciadores de doom tradicional está aqui um prato cheio de feeling, principalmente no que diz respeito à guitarra solo.

É absolutamente essencial destacar temas como "(I Alone) The Traveller" e "Cemetary Earth" onde se tem um groove (no sentido que a palavra deve ter, ou seja aquele movimento involuntário que o corpo tem como consequência da música que se ouve) de assinalar e solos de guitarra inspiradíssimos. Estas duas faixas, por si só, fazem com que este trabalho seja acima da média. Depois todas as outras mantém um nível bem alto de qualidade, indo buscar um pouco o espírito stoner de meados da década de noventa, misturando com o espírito heavy/doom metal tipicamente britânico da década de setenta, resultando num álbum de doom metal clássico, que os seus apreciadores não vão ficar indiferentes. É aquele tipo de trabalho que vai crescendo com as audições. Exige que se tenha amor ao estilo, caso contrário poderá tornar-se algo enfadonho.

Se isso acontecer, se realmente o álbum soar aborrecido, o cd bónus poderá ser demasiado, embora as versões demo dos temas "The Eyes Of Destiny", "Broken Wings", o tema título, "(I Alone) The Traveller" e "Fire And Ice" tenham uma qualidade boa (para demo, isto é), não trazem nada de novo aos temas do álbum, nem dois dos três faixas ao vivo - "(I Alone) The Traveller" novamente e "Soul Searching", cabendo as honras de encerramento do segundo disco a uma cover dos Marmelade, "I've Been Around Too Long" que os Pale Divine tornam sua. Resumindo, esta é uma daquelas reedições que vale bem a pena para os apreciadores de heavy metal. Para os que gostam de stoner/doom, é obrigatória.


Nota: 8.1/10

Review por Fernando Ferreira