About Me

Faleceu H.R. Giger (05-02-1940 - 12-05-2014)


O artista suíço H.R. Giger, criador da criatura da saga “Alien”, faleceu ontem, aos 74 anos de idade, devido a lesões provocadas por uma queda recente ao descer as escadas na sua casa, em Zurique.

Apesar da sua fama ter surgido com “Alien” (foi-lhe atribuído o Óscar de Efeitos Visuais em 1990), e de em 1992 ter sido responsável pela criação do artwork do jogo “Dark Seed” (uma aventura gráfica de horror), Giger tornou-se um artista profundamente reconhecido no mundo do rock/metal, através dos trabalhos que fez para inúmeras bandas.

O suporte de microfone utilizado por Jonathan Davis (Korn) foi uma criação de Giger, e a pintura “Landscape XX”, uma das suas obras de arte, foi incluída no artwork do álbum “Frankenchrist” (1985), dos Dead Kennedys.

Foi o criador do artwork de inúmeras capas de álbuns: “Brain Salad Surgery” (1973), de Emerson, Lake & Palmer; “Danzig III: How The Gods Kill” (1992), de Danzig;  “Traumatic Memories” (1992), de Bloodbath; “Recesses For The Depraved” (1991), de Sacrosanct; entre muitas outras.

Apesar dos inúmeros trabalhos que fez, aqueles que se tornaram mais (re)conhecidos foram as míticas capas de “To Mega Therion” (Celtic Frost) e “Heartwork” (Carcass), dois álbuns absolutamente fantásticos. Mais recentemente, a arte de Giger foi utilizada nas capas dos álbuns “Eparistera Daimones” e “Melana Chasmata”, de Triptykon.

Tom Fischer (Ex-Hellhammer/Celtic Frost, Triptykon), que mantinha uma relação muito próxima com Giger desde que este se tornou mentor de Hellhammer, deixou uma declaração deveras profunda acerca da sua morte: “Independentemente de qualquer coisa que eu possa escrever acerca de H.R. Giger, nenhuma dessas palavras alguma vez será capaz de descrevê-lo verdadeiramente e com precisão, como pessoa e amigo. É absolutamente impossível imaginar um mundo sem a sua inteligência, percepção, génio, horizonte, determinação, humor, amizade, e a sua bondade imensurável. No entanto, fomos deixados nesse mesmo mundo.”

A “Ibanez Guitars” produziu o modelo de assinatura HR Giger, com as obras do artista, e vários Giger Bars foram construídos por todo o mundo, decorados com os seus trabalhos.

Sem sombra de dúvida que a sua falta será vastamente sentida, mas o seu legado pode ser admirado presencial ou virtualmente no H.R. Giger Museum, na Suíça: http://www.hrgigermuseum.com/.



Por: Catarina Rodrigues - 13 Maio 14