About Me

Manilla Road - "Mystification" Review



Os Manilla Road são uma das mais clássicas bandas de heavy metal americano que existe. Com um certo cariz underground, que lhes dá ainda mais estatuto de clássico, a banda sempre passou um pouco despercebida até que de um fenómeno de culto do underground, tornou-se um fenómeno de culto do underground... com ainda mais seguidores. Como muitos, foi-se abaixo nos anos noventa, onde praticamente o metal que não era mainstream extinguiu-se (tirando algumas excepções porque as duas noções não combinam lá muito) e os Manilla Road não foram excepção, estando inactivos discograficamente entre 1992 e 2001.

Nesta segunda vida, o culto continua vivo e cada vez mais forte, se calhar mais forte do que alguma vez teve e como tal, é natural que surja interesse em reeditar álbuns da primeira fase que já não estão disponíveis. No caso deste "Mystification" não há bem a certeza, já que o álbum foi lançado originalmente em 1987 pela Roadster Records; lançado na Europa com um alinhamento diferente pela Black Dragon Records; reeditado pela Sentinel Steel em 2000, com uma nova capa e também com um alinhamento diferente, músicas remisturadas e remasterizadas e esta versão acabou por ser reeditada em vinil em 2002 pela Iron Gloy Records; em 2012, a High Roller Records reeditou em vinil duplo a edição original e a edição da Sentinel Steel numa edição limitada; para finalizar, esta reedição pela Shadow Kingdom Records, que recupera a ordem, mistura e masterização originais do álbum - esta ideia peregrina de mudar capas e ordem das músicas dos álbuns reeditados também tem que acabar.

Quanto à música em si, a pergunta que tem que ser feita: Será que a música aqui contida tem qualidade suficiente para a) vencer o teste do tempo; e b) justificar a reedição? A resposta é sim às duas. Este álbum é clássico Manilla Road, uma boa indicação do quão clássico a banda é - e continua a ser apesar de algumas escorregadelas no cmainho nos últimos anos. É uma lição de heavy metal puro que apesar da produção terrível - será que alguma vez Manilla Road teve uma produção decente - acaba por ser favorecida pela mesma. Ao ouvir "Valley Of Unrest" e "Masque Of The Red Death" fica-se com um feeling tão vintage que funciona como uma máquina de tempo e criar alguns paradoxos o som soar tão datado que se torna refrescante só pelo seu factor clássico.

É uma boa pista para quem quer saber o que é heavy metal - esquecendo que existem os Iron Maiden ao alcance de todo o mortal e imortal neste sistema solar - e uma boa referência clássica do género. Este é clássico, na vertente podre e é talvez dos poucos casos em que se pode comparar com o black metal, onde uma produção manhosa faz parte de um dos elementos vencedores de um grande disco. Clássico, portanto.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira