About Me

Onward - "Reawaken" Review


Depois da reedição de "Evermoving", é chegada a vez de "Reawaken", lançado apenas um ano depois do lançamento do primeiro álbum, agora reeditado em vinil por parte da Pure Steel Records (who else?), revelando argumentos que na altura fizeram com que passasse despercebido do grande público - já que a sua versão de heavy/power metal era bem americana - não admira, eram norte-americanos - ao que fazia furor na altura era o power metal europeu de características bem mais alegres. O que é bom com a passagem do tempo é que ela é muito selectiva. Deita fora o que não presta e apura aquilo que é o bom. "Reawaken" está neste segundo lote.

Desde um sabor de metal tradicional vintage no caso do tema título que abre o álbum até a algo mais melódico como na "Seven Tides Of Labyrinthine", um tema que tem muito da década de oitenta sobre os ossos, é este o espectro de "Reawaken". No entanto, o que predomina mesmo é o heavy metal de cariz clássico, tipicamente americano, onde a voz de Michael Grant lidera lembrando um pouco as vozes por trás de Agent Steel. O trabalho instrumental também é de topo, principalmente o do baixista Chris Payette (na altura, novo na banda), soando seguro como betão e interventivo quando necessário, uma grande adição à equipa.

Temos aqui grandes clássicos do metal onde o foco está no trabalho de guitarras, nos riffs e principalmente nos solos, onde por vezes se denota uma certa tendência neo-clássica não muito exagerada. É um trabalho sóbrio mas ao mesmo tempo exuberante na qualidade que exibe. Mais uma vez, há que ressalvar de que não será uma reedição em vinil limitada a 250 unidades que vai fazer com que este álbum tenha atenção que merece mas sem dúvida que qualquer oportunidade para manter o legado vivo (a banda entretanto cessou funções após mais um álbum de originais), é uma oportunidade que deve ser valorizada. É pena é a capa horrível que a Pure Steel arranjou, a original era bem superior.


Nota: 8/10


Review por Fernando Ferreira