About Me

Exxperior - "Killing Entertainment" Review


Uma one man band que se dedica a outra sonoridade que não o black metal? Existem tão poucas que só por causa disso fica-se logo curioso. Projecto thrash metal levado a cabo por Tom Liebing que além dos Exxperior também tem os Rodent (With Glasses) nos mesmos moldes, ou seja, one man band, onde ele toca guitarra, baixo, canta e programa a bateria. Essa é a primeira questão que levanta: a bateria. Bateria programada em black metal até se disfarça relativamente bem, em algo como thrash... fica-se logo de pé atrás. De qualquer forma, até que a programação não é má de todo e o som até é mais ou menos orgânico - certos momentos torna-se evidente, como na "Armour Of Hate", mas no geral até não é nada de horrífico que exija exorcismos posteriores.

"Killing Entertainment" é já o segundo álbum do projecto mas mesmo é assim é difícil de ser levado a sério. Para já, tem-se uma série de vocalistas e alguns deles bem mauzinhos. O facto de se ter várias vocalistas também faz com que se perca a identificação do projecto. Parece uma compilação de músicas de diferentes bandas - é uma questão que se torna incontornável com a "Contaminated - Exterminated" e a "I Am Your Death", a primeira com voz rasgada a segunda com gutural e voz rasgada. A produção, apesar de ter algumas limitações próprias das produções caseiras, até não é dos piores pontos do trabalho. A musicalidade e a nível técnico, também não - com bons pormenores e solos de guitarra (também eles de convidados), mas o grande problema são mesmo as músicas.

Faltam malhas, em demasia para catorze faixas em cinquenta minutos de música. Muitos convidados do underground alemão, reunidos à volta de catorze músicas (embora as últimas cinco sejam todas seguidas e pertencentes ao mesmo conceito, como sendo uma faixa dividida em cinco partes) que não vão a lado nenhum. Existem aqui algumas referências óbvias como os D.R.I. ou os mais recentes Municipal Waste sem esquecer S.O.D. mas não há nada de muito impressionante. Deve ser visto por aquilo que é, um álbum de um projecto caseiro levado a cabo por um músico e com muitos outros como convidados. Nada mais que isso.


Nota: 4.5/10

Review por Fernando Ferreira