About Me

Martelo Negro - "Equinócio Espectral" Review


Martelo Negro. Martelo Negro, antes de mais nada, é um grande nome para uma banda. O facto de cantarem quase exclusivamente em português também lhes dá o toque exótico necessário para se distinguirem dos demais blasfemadores por esse mundo a fora e ao segundo álbum, a fórmula ainda está mais refinada do que na estreia que já data de 2011, “Sortilégio dos Mortos”, que apesar de ter servido para apresentar a banda ao mundo, não pode ser considerada como uma verdadeira representação da entidade Martelo Negro como banda.

É isso que salta logo ao ouvido com os primeiros temas do álbum, onde depois de uma curta intro, começam logo a desancar no ouvinte como se não houvesse amanhã – “Culto Hermético”, “Inferno Abysmal” e o tema título demonstram ser malhas a terem alta rotação em cima dos palcos, sem esquecer a “Anjos Captivos”, com o seu saudável espírito punk. O caldeirão de influências que este trabalho mistura resulta num saudável espírito underground, a fazer lembrar alguns momentos de Decayed (muitas das influências são as mesmas como Celtic Frost e Venom), mas mantendo uma identidade muito própria que cedo se torna bem estabelecida.

Essa identidade não é traída nas faixas em inglês nem na cover dos Paralisis Permanente, “Um Dia Em Texas”, que surge totalmente integrada no espírito deste álbum. Espírito clássico de metal obscuro, sem grandes complicações e bastante peso. Com alguns dos temas já testados ao vivo, este trabalho serve para marcar a evolução da banda desde o álbum de estreia e também para mostrar a sua capacidade de evolução, embora não se devam esperar violinos sob batidas electrónicas no terceiro trabalho. Limitadíssimo a uma edição de trezentas duzentas em vinil preto, mais setenta em vinil vermelho e um pack de cassete e vinil preto limitado a trinta cassetes, “Equinócio Espectral” cheira a raridade daqui a uns anos e merece sem dúvida, uma edição em CD com mais unidades. Poderá não impressionar os mais cépticos mas os amantes do underground reconhecerão as suas qualidades, principalmente se os virem ao vivo.

 
Nota: 7.7/10

Review por Fernando Ferreira