About Me

Red Mourning - "Where Stone And Water Meet" Review


Mais uma banda que chega ao terceiro álbum com os seus dois primeiros a passarem praticamente despercebidos. Isso já começa a ser normal hoje em dia. O que não é tão normal é ter uma banda francesa  a tocar metal arraçado de sludge como se viesse de Nova Orleãs. Exacto, são exactamente esses nomes que pensaram que ocorre aqui: Phil Anselmo e/ou Down. Não é para dizer que os Red Mourning são uma mera cópia dos Down ou que há uma colagem excessiva ao trabalho de Phil Anselmo… quer dizer, poderá não ser uma colagem excessiva, mas definitivamente que há uma colagem, algo mais do que a simples influência.

Não será isso que faz deste trabalho mau. A forma como “Gun-blue” e “Rabid Dogs & Twisted Bitches” conjugam o poder e melodia é apreciável e o groove que arrancam no processo, igualmente bom, havendo muitos momentos de igual interesse ao longo deste “Where Stone And Water Meet” mas o fantasma mencionado no primeiro parágrafo volta sempre para assombrar o ouvinte. E o que se mostrava uma influência ou um ponto de atração pode funcionar exactamente da maneira oposta. Os momentos mais blues são uma lufada de ar fresco (como na curta “Touched By Grace”) mas pecam por ser poucos e por não conseguir a tal sensação desagradável.

É, portanto, um trabalho que obriga aquela questão da qualidade versus originalidade estar presente mesmo que seja uma questão que não se queira encarar, é impossível de não o fazer. No final do dia, o que é que interessa mais? Ouvir algo que nunca se ouviu antes ou ouvir algo que queríamos ouvir, que sabemos que é bom principalmente por nos lembrar algo que é óptimo. Já vimos muitos trabalhos assim, com mais ou menos incidência no factor de falta de originalidade, mas como sempre, o que conta mesmo são as músicas e a qualidade das mesmas. E aqui, a qualidade não é superior à sensação desagradável de se estar a ouvir lados b dos Down.

 
Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira