About Me

Cancer - "Death Shall Rise" Review


Se o álbum anterior se assumia como obrigatório para os amantes do death metal, o que dizer deste segundo álbum, clássico eterno do estilo e um dos melhores que saíram das ilhas britânicas. Será também um dos álbuns que mais se aproximam da forma de fazer death metal do outro lado do Atlântico, na qual a presença de James Murphy não é totalmente alheia. No entanto, para desfazer alguma confusão que possa haver, o virtuoso guitarrista nunca fez parte da banda, apenas era próximo da mesma e foi convidado pela editora para gravar os solos de guitarra e para aparecer nas fotos promocionais de forma a ajudar a banda.

De qualquer forma, isso não invalida o death metal clássico que se ouve aqui, onde logo pela amostra vocal de John Walker, dá-nos um misto de Glen Benton (que curiosamente surge nos coros do primeiro tema, "Hung, Drawn And Quartered") com David Vincent dos Morbid Angel. O facto destes nomes de Flórida também não serão por acaso, já que o estúdio de gravação foi o mitico Morrisound e o produtor de serviço foi Scott Burns, principal responsável pela produção de todos os grandes álbuns de death metal dos inícios dos anos noventa. Em termos de composição, também existe aqui alguma semelhança com os grandes nomes do death metal da Flórida, principalmente Death. Ainda mais que no anterior, aqui parece que temos algo saído das sessões do "Leprosy ou do "Cause Of Death". Nada que manche o trabalho em si.

É, portanto, e voltando à ideia do início, um álbum clássico que os fãs devem aproveitar esta reedição, quer em cd remasterizado como em vinil azul para possuírem um pouco de história. Vem ainda com duas faixas bónus, "Hung, Drawn And Quartered" e "Bloodbath", capturadas ao vivo, com uma qualidade bastante aceitável, considerando que foram registadas no já longínquo ano de 1992. Essencial.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira