About Me

Reportagem: Cripta Oculta @ RCA Club, Lisboa - 12/09/2014


Sessão nocturna do underground lusitano, no RCA, com a chancela da Notredame Productions.  A liderar uma noite solene tinhamos os nossos Cripta Oculta que, ao contrário do incialmente previsto, não puderam contar com a companhia dos também nacionais Dolentia. Assim, pertenceu à banda de Lisboa e arredores o monopólio do palco e do tempo no que a este evento diz respeito, uma vez que logo a seguir coube à banda residente de covers encerrar a noite num outro registo.

A surpresa começou assim que descemos as escadas que nos dão acesso à plateia, com uma visão diferente da habitual. Onde normalmente nada existe a não ser público de pé a abanar a cabeça, existiam cadeiras e mesas. O aspecto típico de um bar, mas desta vez com uma armada de Black Metal sobre o palco. Foi já com um número assinalável de público que os seis membros da cripta surgiram, enquanto uma intro oculta dava as boas vindas a todos. Não tardou até que uma tremenda sessão de riffs triunfantes e orgulhosos, acompanhados por teclados assertivos, tomassem conta das nossas sensações. Entoados com uma das vozes mais gélidas, versáteis e bem enquadradas do espectro negro nacional, temas como «Aos nossos ancestrais», «Através de Olhos Pagãos» ou «Ferro Forjado com Sangue» assumem uma grandiosidade que honra a história das lutas e conquistas lusitanas em dias e noites idos. Com uma presença próxima mas sempre distante e impenetrável, os Cripta Oculta limitaram-se a derramar, durante uma hora e quinze, toda a qualidade metálica que Portugal oferece, sem espaço para conversas que só iriam chocar com o ambiente ritualista ali criado. Que continuem a subir esporadicamente ao palco, e que o nível seja sempre este. 

Conforme referido inicialmente, e à margem das “Underground Sessions”, a noite terminaria em formato rock n’ roll, com os RCA a partilhar com os presentes temas eternos de Motorhead, Metallica ou Pantera, entre outros. Um final de festa animado após a missa.

Texto por Carlos Fonte
Agradecimentos: Notredame Productions