About Me

Black Autumn - "Losing The Sun" Review


Projecto alemão de black ambient doom metal e quando se diz isto, claro que estamos a falar de uma one man band. M. Krall é o mastermind dos Black Autumn e este é já o eu quinto álbum, o regresso depois do anterior trabalho ter sido lançado três anos atrás. Apesar desse período entre os dois álbuns, o projecto não esteve propriamente parado, lançando um split e um EP em 2012 e 2013, respectivamente. “Losing The Sun” começa o tema título e deixa logo no ar um ar etéreo que é abruptamente interrompido por guitarras lentas a martelar num riff com o baixo e a bateria a ajudar a intensificar esta acção. Assim que a voz surge, revela-se como um dos pontos fracos de todo o trabalho.

É dos típicos casos em que o trabalho todo ganharia muitos mais pontos se fosse instrumental. No entanto, o instrumental também tem um pequeno problema. Quando falamos de ambiente black doom, a efectividade do género escolhido só é aproveitada ao máximo, e passando por cima da questão de gostos pessoais, se a produção for o mais orgânica possível. E daí que surge o seu poder. Quando a bateria é demasiado digital, ou o som das guitarras algo primitivo mas de um ponto de vista digital também, o resultado final também ficará algo aquém do expectável. Tendo esta barreira logo de início, é complicado conseguir apreciar ao máximo todas as melodias e ambiências que “Losing The Sun” oferece.

Não é portanto um problema do conteúdo e sim da forma como as ideias são exploradas, nomeadamente a nível de produção. Existe um pouco de repetição é certo, associado também ao lado mais minimalista do black metal e até com uns certos elementos de shoegaze – como na “For Whence We Came” – mas essa repetição minimalista nunca é explorada em demasia ou pelo menos os temas não se prolongam para além daquilo que é saudável. Tivesse este trabalho uma outra produção e estaria aqui uma pérola do género. Desta forma, é um trabalho que não atinge nem metade das suas potencialidades, infelizmente.


Nota: 7/10


Review por Fernando Ferreira