About Me

Saille - "Eldritch" Review



Colectivo belga de black metal sinfónico, os Saille chegam agora ao terceiro álbum, o tal da confirmação, e pode-se dizer que apesar de ser um género na mó de baixo, comercialmente falando, este trabalho é uma proposta sólida e sóbria, recorrendo em termos de inspiração à literatura de horror, um elemento que faz a diferença nesta forma de música. Se se tirar a parte teatral do black metal sinfónico, o que fica já não chega para convencer – antes também não chegava mas o estar na moda era argumento suficiente.

As mudanças de formação não demonstram ter tido grande efeito negativo nas composições em si e a sobriedade é capaz de ser uma das suas características mais bem conseguidas. Essa mesma sobriedade é o que os leva a incluir arranjos que fazem com que se pareça que estamos a ouvir instrumentos verdadeiros (e sinfónicos) do que propriamente pads de teclados e sintetizadores. Com um sentido de melodias macabras e capacidade de juntar o peso adequado, “Eldritch” flui bem, apesar de ser um trabalho que não entra à primeira. Não deixa de ser frustrante, contudo, ouvir temas como “Walpurgis” e pensar que caso tivesse sido lançado quinze anos antes, teria uma recepção totalmente diferente.

O facto de não ser imediato e de ao longo da sua duração, principalmente na segunda metade do trabalho, notar-se algum cansaço, mancham um pouco a prestação deste trabalho, mas mesmo assim, Saille continua a ser um bom exemplo de como fazer black metal sinfónico sem propriamente cometer os erros do passado que tantas bandas cometeram. Não será o álbum definitivo, aquele que os confirma como uma força maior dentro do género, mas sim um que os coloca num ponto de evolução, evidenciando as suas capacidades para fazerem muito melhor mas ainda assim, já tendo atingido um ponto considerável de evolução. Bom trabalho.

 
Nota: 7.2/10

Review por Fernando Ferreira