About Me

Viathyn - "Cynosure" Review



E toma lá mais mais power metal vitaminado do Canadá, o segundo por parte dos Viathyn. Não existam dúvidas que seja qual for o estilo, o Canadá tem uma palavra a dizer sobre o mesmo. O mais impressionante é que as bandas que têm surgido, o novo sangue ou os novos valores, não têm contrato discográfico, o que implica e demonstra uma vontade de triunfar e de crença no seu próprio valor – apesar de essa crença poder ser algo longínqua do que acontece na realidade. O que até não é o caso dos Viathyn.

O power metal aqui debitado é potente e cheio de vida, embora em termos sonoros, a produção pudesse ser um pouco mais orgânica, mas esse é um ponto mesmo insignificante. Os sete minutos e meio de “Ageless Stranger” provam isso mesmo. Algures entre o power metal tipicamente europeu, com alguma força extra nas guitarras. A voz da banda, de Tomislav Crnkovic, lembra um pouco Tyr, o que é sempre uma mais valia, mas consegue distanciar-se o suficiente de forma a que não soem simples copycats desta ou daquela banda. A forma como empregam uma dose razoável de neoclassicismo, de forma equilibrada, também ajuda a que o material surja aqui como refrescante.

É um trabalho forte e que deverá agitar as águas, mesmo numa altura em que o power metal não tem o mesmo peso e influência que tempos já idos. Apesar da sua longa duração – superior a uma hora – o álbum não cansa e tem dinâmicas suficientes para manter qualquer, com um foco simultâneo entre as melodias e nos riffs. É um trabalho que qualquer fã da velha guarda vai gostar, portanto esta é uma banda a descobrir, inevitavelmente – isto significando que este cenário de estarem sem editora será sol de pouca dura.


Nota: 8/10
 
Review por Fernando Ferreira