About Me

Morthra - "Desecrated Thoughts (From Insane Minds)" Review


O som da produção de "The Labyrinth" denuncia logo do que se trata. É death metal do mais clássico possível, a fazer lembrar as primeiras propostas de Malevolent Creation, Morgoth, Autopsy, Benediction e Pungent Stench, entre muitos outros, podendo-se presumir de forma errada que se trata de mais uma proposta death metal old school. De forma errada porque os Morthra foram uma banda de death metal holandesa que existiu no início dos anos noventa, lançando duas demos, "Alteration Of Faith" e "Birth Of Damnation".

Se à primeira vista se pode pensar de que duas demos lançadas nos anos noventa não terão a qualidade necessária para que o interesse da reedição seja genuíno, apenas uma breve audição poderá convencer quem tenha dúvidas do contrário. Mesmo a mudança de produção entre as duas demos não é impeditivo para que este material venha de novo à luz do dia, mais de vinte anos depois. O que poderá fazer com que esta reedição tenha ou não razão de ser é mesmo a composição e se este género de death metal cru e primitivo ainda hoje em dia encontra adeptos, tanto em fãs como em músicos, a verdade é que não se consegue encontrar aqui razões extraordinários que justifiquem este lançamento.

Claro que faixas como "Tale By The Antichrist" e "Hear My Cry" são bons temas de death metal, indo além do que é básico para o estilo e, talvez, com qualidade surpreendente para uma banda underground, mas daí a sobreviverem ao teste do tempo e voltarem hoje em dia com capacidade para serem pérolas do género... ainda vai uma distância considerável. Uma banda que teria um futuro brilhante, caso tivessem continuado, mas que esta compilação não serve mais que mera curiosidade daquilo que já foi. Nada mais que isso.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira