About Me

Doro - "Raise Your Fist (30 Years Anniversary Edition)" Review


Quem vir o título e for mais distraído, poderá pensar que se trata de uma reedição ou regravação de álbum lançado trinta anos atrás e que por motivos desse aniversário, vem de novo à superfície. Não é bem isso mas é quase. Não é "Raise Your Fist" que faz trinta anos (até porque se trata do último álbum de originais da cantora, lançado em 2012) mas sim a Doro enquanto artista que completa essa impressionante marca. Como tal decidiu-se reeditar o último álbum tendo como bónus, um segundo CD, um colecções de versões e temas raros - que mais tarde foi lançado em separado com o título de "Powerful Passionate Favorites".

É sobre esse segundo CD que nos vamos debruçar, onde se incluem das músicas preferidas pela cantora alemã, que acabam por ser o grande ponto de interesse. A começar temos duas versões diferentes do álbum original onde se incluem a remistura por Jacob Hansen da "It Still Hurts", que não aparenta ser muito diferente da original, tendo como principal atractivo o dueto com o Lemmy (uma música um pouco estranha para o Lemmy aparecer e que não resulta exactamente... bem) e uma versão em francês para o tema título, aqui chamada "'Léve Ton Poing Vers Le Ciel". Depois quando as coisas ficam realmente interessantes é com a versão de Led Zeppelin, "Babe I'm Gonna Leave You", que é uma música onde a sua voz rouca e sexy acenta na perfeição.

Depois seguem-se "Nutbush City Limits" (da Tina Turner, a passear entre o dispensável e o interessante), "Only You" (dos Kiss, um pouco desinteressante), "Egypt (The Chains Are On" (excelente, mas já disponível há bastante tempo) e "Nothing Else Matters" (obviamente dos Metallica, que até resulta bem não estivessemos todos fartos da música). As duas últimas músicas são novas, a primeira, "Warfare" é hard'n'heavy puro, que só peca por ter uma bateria que tem uma tarola com um som estupidamente gigante e que não ajuda em nada. A segunda, "NYC Blues" é uma demo de uma música nova, com uma base de sintetizadores manhosos, com bateria electrónica horrível, cuja única coisa boa é mesmo a própria voz de Doro.

Para quem não tem o álbum, é uma edição que até vale a pena adquirir com este bónus, embora adquirir separadamente, com o tal título "Powerful Passionate Favorites" não seja muito recomendado. No entanto, quem já tiver o álbum, não vale a pena adquiri-lo apenas pelo segundo Cd.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira