About Me

Nero Di Marte - "Derivae" Review


Já lá vai pouco mais de ano que iniciei as minhas escritas nesta casa e como a vida é feita de ciclos volto-me a cruzar com os Italianos Nero Di Marte, desta vez com o novo álbum “Derivae”. Algo diferente do seu trabalho homónimo, do ano passado, diria até distante, uma vez que a mudança musical é significativa. Abdicando de passagens mais técnicas e outras mais rápidas, este disco apresenta-nos uns Nero di Marte mais lentos, mais intensos, mais deambulantes, mais psicadélicos.

Estará este tipo alteração associada à evolução da maturidade de uma banda? Geralmente, dizem que sim, mas aqui parece-me que, antes de tudo, ouve uma ruptura com o passado e a necessidade de ir ao encontro a uma nova identidade musical. Não quero estar com este tipo de análise afirmar que estão menos interessantes, competentes e até criativos, nada disso!

Esta nova face da banda demonstra maior profundidade, maior introspeção, inclusive maior ligação com a língua materna, maior amplitude vocal, mais emoções, menos força bruta. Criando ambientes que andam em torno de um sludge atmosférico, com o típico toque mais progressivo, combinado com o actual post harcore, este “Derivae” apenas mantém a facilidade em viajarmos sem saber quando regressamos. É um álbum aventureiro que desafia as dimensões mais estáticas do metal e seus derivados. Para quem acompanha a banda, creio que poderá entrar no paradigma adoro/detesto, mas para chegar a essa conclusão, aconselho a sua audição cuidada. Pode ser que sejam surpreendidos!

Nota: 7.8/10

Review por Pedro Pedra