About Me

Rage - "The Soundchaser Archives" Review


Os Rage são uma das grandes instituições de heavy metal teutónico, não existem dúvidas disso. Talvez não tenham o reconhecimento de bandas como Helloween ou Gamma Ray, mas a persistência do seu eterno líder Peter "Peavy" Wagner fez com que a banda tivesse superado muitos dos seus momentos em que o mais certo seria a extinção. Foi um desses momentos em que se tornou decisivo essa mesma persistência, quando Peavy se viu abandonado por toda a sua banda quando estes membros decidiram sair para criar uma banda pop. Recorrendo aos serviços do baterista norte-americano Mike Terrana e do guitarrista e compositor (e génio) Victor Smolski, a banda renasceu das cinzas mais forte que nunca. Passados alguns anos, Mike Terrana saiu em conflicto (e pelos vistos as coisas ainda não estão boas, já que ele proibiu das suas pistas de bateria serem usadas neste lançamento, pelo que todas elas foram regravadas pelo actual baterista, André Hilgers.

Este "The Soundchaser Archives" é uma compilação mas não está relacionada com o álbum com o nome "Soundchaser", sendo sim uma compilação de faixas raras retiradas dos arquivos da banda (para quem não sabe, "Soundchaser" é o nome da mascote da banda) onde se incluem temas bónus de edições especiais, versões demo das mais variadas fases dos Rage, tendo demos datadas do actual ano, 2014, assim como da altura em que a banda se chamava Avenger, no cada vez mais longíquo ano de 1985. Este assume-se assim como um lançamento essencial para todos os fãs de Rage, não sendo a habitual colecção de temas retirados de todos os álbuns de forma a criar mais um produto sem grande esforço.

Trinta anos é uma marca considerável, uma marca que muitas bandas não conseguem atingir, sem perder um pingo da sua relevância. Os Rage, como sendo uma das grandes instituições de heavy metal teutónico merecem um lançamento destes e mais do que eles, merecem os seus fãs, de forma a colocar as mãos nestes dois cds com mais de uma hora de duração sem falar no DVD bónus (ao qual não tivemos acesso) que contém um concerto registado no Masters Of Rock em 2013, além de conter entrevistas videos bónus. É, sem ser essencial para ficar a conhecer a banda, um bom brinde para todos aqueles que seguem atentamente o grupo alemão.

 
Nota: 8/10
 
Review por Fernando Ferreira