About Me

Yes - "Like It Is - Yes At The Bristol Hippodrome" Review



Já falámos aqui muitas vezes na quantidade de álbuns ao vivo que a Frontiers lança de bandas do passado. Ainda recentemente tivemos o exemplo dos Foreigner, de uma aposta ganha em relação a este tipo lançamento - que até foi atípico por não ter o suporte de imagem, como é o caso deste "Like It Is". Como é costume, não temos acesso ao dvd pelo que podemos apenas nos basear naquilo que ouvimos nos dois cds que compõe a parte áudio do lançamento. Para já, este álbum duplo ao vivo ganha logo motivo de interesse por ser o primeiro com o novo vocalista Jon Davison, que se estreou também na banda no último álbum de originais, "Heaven & Earth" lançado ainda este ano.

Não é no último álbum que a actuação se baseia e sim na representação quase na integra de dois dos seus álbuns clássicos. No primeiro cd temos uma representação irreprensível de "Going For One", lançado originalmente em 1977 enquanto no segundo cd, temos o seu terceiro álbum, "The Yes Album", tocado na integra. Agora isto deixa duas questões no ar, duas hipóteses, antagónicas. A primeira é que todos os fãs, os verdadeiros fãs não vão deixar passar este lançamento - independentemente se o dvd é bom ou mau. A segunda é... será que haveria um grande interesse em fazer isto a não ser, em pegar algo que já está feito, fazê-lo outra vez (de forma irreprensível e fiel, mais uma vez digo) sem apresentar mais nada? Ao menos alguns dos temas do último álbum, algo que pudesse completar e aumentar o interesse que este álbum ao vivo poderia ter.

Voltando a referir o que já foi dito, um fã dos Yes que se preze, nem vai pensar duas vezes antes de ter a oportunidade de ter esta rendição moderna fiel ao clássico, e segundo o novo teclista (novo na banda, embora já tenha lá estado por outras duas ocasiões e tenha andado quase uma vida inteira pelos Asia, onde também esteve Steve Howe) Geoff Downes, estes são dois conjuntos de músicas que os fãs da banda há muito tempo que querem ouvir por completo. Por muito discutível que esta afirmação seja, há aqui aquela qualidade típica Yes  que é difícil de resistir (ainda para mais com a voz de Jon Davison ser praticamente idêntica à de Jon Anderson), portanto, será uma luta interior para decidir se este trabalho merece o investimento ou não, mas independentemente disso, sabe a pouco.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira