About Me

Mortician - "Shout For Heavy Metal" Review


A Pure Steel Records tem um talento inato para ressuscitar entidades que se julgavam extintas à muito (perdendo apenas para a Frontiers). Desta vez foram os Mortician, uma banda clássica do underground heavy metal da Austria da década de oitenta. Depois de duas demos e um EP, a banda desapareceu para a obscuridade, até ressurgir em 2009, tendo lançado até agora dois álbuns, sendo que este “Shout For Heavy Metal” é o segundo. Mortician é um nome conhecido por aqueles que gostam de sonoridades mais extremas e que poderá enganar, mas aqui o foco está mesmo no heavy/power metal.

Não se pode dizer que os austríacos tenham um estilo no que diz respeito ao heavy metal tradicional pelo que a associação mais forte que nos surge logo com o tema título é Grave Digger. Não pela entrada inicial que nos remete para heavy metal clássico, mas pelos riffs posteriores e pela tonalidade das guitarras, muito semelhante. No entanto, as semelhanças acabam aí já que a voz de Daniel Khan é bem mais harmoniosa, sem deixar de ter aquela propriedade ríspida necessária ao estilo. A produção não é exactamente retro mas também não é ultra-moderna, tendo o aspecto sonoro que uma banda de heavy metal tradicional deve ter, sem querer em embarcar modas retro – não que haja algo de errado com isso.

Bom som, boas músicas, nada que faça perder a cabeça, nada que revolucione o estilo, mas uma boa oferta para quem gosta do seu heavy metal descomplicado e não tem grandes expectativas. Poderá parecer que não é preciso muito para fazer um bom álbum de heavy metal mas este género nunca foi uma soma das suas partes e a maior importância reside no espírito e paixão verdadeira pelo estilo. É aquilo que os Mortician transmitem, apresentando nove temas na tradição germânica do som sagrado na sua vertente tradicional. Mais não lhes é exigido.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira