About Me

Renegade - "Thunder Knows No Mercy" Review


A Itália está cada vez mais forte. A carreira de uma banda como os Renegade prova de quem nem só bandas novas e obscuras surgem de lá, como também é possível manter uma carreira saudável a tocar heavy metal tradicional. “Thunder Knows No Mercy” é já o quarto álbum da banda e apresenta argumentos de peso aos quais qualquer apreciador do som sagrado não terá como resistir. Nem é o facto de juntarem tanto aquilo que faz parte do estilo na sua faceta mais clássica, nem como ter um toque do que melhor se tem vindo a fazer, mostrando que o estilo pode evoluir sem perverter os seus fundamentos.

Embora sejam coisas importantes, o que faz aqui a diferença realmente é o facto de termos malhas, verdadeiras malhas de heavy metal tradicional, ora mais compassado, ora mais emotivo, ora mais pujante, mas sempre com uma qualidade superior. Um tema como “Nobody Lives Forever” tem uma energia contagiante e é ideal para abrir as hostilidades e poe a nu as suas maiores mais valias: um trabalho de guitarra exemplar e cheio de classe, uma secção rítmica certa como um relógio suíço, uma produção fantástica e um vocalista com uma voz que parece ser um Geoff Tate inspirado e vitaminado, ou seja, tudo aquilo que o metaleiro gosta de ouvir em doses generosas.

A potência clássica de “The World Is Dying”, a sensibilidade da power ballad “Into The Flame”, o heavy metal inspirado de “Awaiting The Storm”, o mid tempo empolgante da “The Endless Days”, a quase power metal “Screaming On The Edge”, a balada “Trail Of Tears” com um certo toque progressivo e o tema título que encerra com chave de ouro estes quarenta e cinco minutos de música de qualidade, como já há muito não se ouvia. Conseguir apresentar um trabalho destes com capacidade para vencer o teste do tempo não é tarefa fácil mas a banda italiana consegue fazê-lo de forma irrepreensível. Sem dúvida, um grande álbum.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira