About Me

Thulcandra - "Ascension Lost" Review


Quatro anos foi o tempo que demorou a que este trabalho fosse feito, o terceiro da banda alemã de black/death melódico Thulcandra. Ora ao olhar para a capa do álbum e ao pensar-se em black/death melódico, a primeira coisa que nos surge na cabeça é Dissection, principalmente no seminal “Storm Of The Light’s Bane”. Caso as coisas se assemelhem em termos sonoros, até nem seria assim tão mau, já que o álbum é um dos mais marcantes do género, tão marcante que a banda nunca o conseguiu igualar e sempre andou um pouco à sua sombra. O início acústico de “The First Rebellion” até pode remeter para esse imaginário, mas essa é uma sensação que se dissipa depressa, não ajudando sequer o nível de reverb usado nas vocalizações de Steffen Kummerer.

Avaliar qualquer trabalho à sombra de outro(s) é sempre penoso e injusto e este “Ascension Lost” não é excepção, que tem qualidade suficiente para viver dos seus próprios méritos, que ainda são alguns. Apesar de não ser tão melodicamente contagiantes como os Dissection (promessa de ser a última comparação feita nesta análise), as suas músicas acentuam no peso e num certo sentido épico que é possível reconhecer em músicas como “Throne Of Will” e “Deliverance In Sin And Death”. Outro ponto valoroso é nos solos que surgem com intensidade dramática e melódica bastante acentuada. Fica a sensação de que talvez tenha surgido uns anos depois do momento em que explodiria em termos de aceitação.

Não vamos deixar as responsabilidades em cima das modas e das orientações estilísticas que são como as marés e vão mudando ciclicamente. A aceitação que este trabalho teria é variável mas a sua qualidade é constante. Se uns anos atrás seria certamente um trabalho de sucesso comercial, nos dias de hoje isso dificilmente se vai suceder embora a sua qualidade garanta não passe despercebido – nem o facto de estarem numa editora como a Napalm. É um álbum que qualquer amante de música extrema vai gostar, com características que hoje já são clássicas e queridas ao black/death metal melódico. No entanto, não chega para que se mantenha a atenção sobre si durante muito tempo.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira