About Me

Alltheniko - "Fast And Glorious" Review



Se calhar estamos a pecar por estar sempre a bater na mesma tecla… mas… que raio de nome é Alltheniko? Será que é algo relacionado com o baterista dos Iron Maiden? Será que está relacionado com a mítica marca de carros telecomandados? Em termos sonoros, o primeiro tema, “Tank Of Death” parece estar mais relacionado com a velocidade da Nikko do que propriamente com o heavy metal dos Iron Maiden. É um tema que coloca a fasquia alta para o resto do álbum, já que a sua energia contagiante acaba por se tornar viciante, fazendo um ponto de ligação perfeito entre o heavy metal mais tradicional e o peso e velocidade do thrash metal, ou seja aquelas bandas que são chamadas de power metal não pela sua melodia mas pelo seu peso.

O tema título impede que se pense que se trata de um ataque fortuito e faz com que se comece a olhar com outros olhos esta banda italiana. Não são propriamente novatos, já que “Fast And Glorious” é já o seu quinto trabalho, mantendo uma regularidade  consistente no lançamento de álbuns de originais. O frenesim quase thrash de faixas como “Kaiser Steel”, “Holy War, Holy Fighters” e “Scream For Exciter” – esta última uma boa homenagem a Judas Priest. São com sequências como esta que faz com que a ideia ou preconceito de que este trabalho seria uma perda de tempo. Não se pode dizer que também que seja um álbum perfeito, até porque os níveis de intensidade nem sempre conseguem estar lá em cima, mas para quem não esperava nada, acaba por ser uma surpresa muito boa.

É impossível não pensar na voz de David Bower dos Hell (e por consequência, na de Martin Walkyier, um pouco mais distante), quando se ouve Nigel Nightfight a berrar cheio de feeling. Para se ser sincero, a sua voz é metade do sucesso deste álbum, isso e o facto da banda surgir como uma unidade bem coesa. Se conseguirem esta energia e esta potência toda em cima de um palco como conseguem neste disco, temos aqui um power-trio de respeito cujo desconhecimento pelos fãs de heavy metal tradicional é absolutamente criminoso. Uma boa surpresa e um excelente álbum de heavy metal potente.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira