About Me

Space Vacation - "Cosmic Vanguard" Review


Mais uma banda de heavy metal tradicional, desta feita não nos surge da Europa e sim dos Estados Unidos. Começar qualquer apreciação, do quer que seja, com “mais uma” ou “mais um” não é um indicador de grandes esperanças em relação ao que aí vem, mas é exactamente esse o espírito em que este “Cosmic Vanguard” nos encontra. Ao terceiro álbum, será de esperar que exista aqui experiência acumulada que faça a diferença e realmente é o efeito, no entanto a premissa continua a ser complicada. Como fazer de um trabalho que usa as regras de um estilo cujas origens remontam a mais de quarenta anos algo relevante? Essa é a questão que serve para pôr à prova tanto os Space Vacation como qualquer outra banda que se proponha a tocar heavy metal tradicional.

A dúvida então é se os norte-americanos fazem um álbum usando os lugares comuns do género de forma a que se consiga identificar o mesmo e mesmo assim consigam que seja um trabalho que se sobressaia no meio de toda a febre retro e de toda a (longa) história e tradição que o heavy metal tem.  Possivelmente os mais exigentes não ficaram empolgados com à evocação à clássica intro instrumental dos Iron Maiden “The Ides Of March” na também intro instrumental, “On Your Feet”. Maiden é um nome recorrente, seja por algumas cavalgadas típicas, seja pelo jogo de harmonias entre as duas guitarras que fazem de temas como “More Is More” e o tema título grandes malhas de heavy metal energético.

Sem dúvida que há uma enorme saturação deste estilo, mas se a qualidade for acima da média, como é o caso dos Space Vacation, tanto melhor. Nem sempre essa qualidade é constante, com alguns momentos a soarem a filler (“Get Down” e “The Living Damned” são mais próximas do hard rock do que do heavy metal) mas que mesmo assim, consegue-se ter um álbum forte de heavy metal forte, que parece saído dos melhores anos da NWOBHM. Bons riffs, uma voz que não compromete e que não entra em exageros de agudos, excelente solos de guitarra, o que é que se pode pedir mais?


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira