About Me

Issa - "Crossfire" Review


Existe algo de engraçado e irónico em certos espectros da música pesada. Um deles é o facto de na Europa actualmente termos a maior editora de hard rock/AOR/rock FM do mundo, que aposta tanto em nomes estabelecidos como em novos valores e que muitos desses novos valores chegam-nos do norte da Europa, a tocar um som que os Estados Unidos já enterraram oficialmente há mais de vinte anos enquanto no Japão continua a vender como panquecas. Considerações inúteis aparte, este é mais um álbum por parte de Issa (já o seu quarto), que é como quem diz hard rock melódico como manda a tradição da década de oitenta. A sua voz, para quem não a conhece, é um atalho para esses tempos que se pensava não voltarem mais.

Com uma trupe de convidados de luxo onde se destaca Alessandro Del Vecchio (dos Hardline e de uma série de projectos da Frontiers), Matt Black (dos Fahran), Daniel Palmqvist (dos Xorigin), Steve Overland (dos FM, com quem Issa tem um dueto na agradável “Raintown”) e Michael Kew (dos Vega) e muitos outros. Em termos sonoros, o que se ouve aqui soa muito bem, talvez bem demasiado, já que o hard rock de Issa é bem polido e ultra melódico, o que por vezes pode soar algo plástico e artificial. Ainda assim, desde o tema título que abre o álbum até à “Only You” que o encerra, passando por temas como “Fight Fire With Rain” e “Electric Lights”, a melodia é rainha com uma voz que encanta embora não sai muito do seu registo angelical.

É um álbum que vai agradar aqueles que gostam de sonoridades mais sensíveis e cativantes, embora todos os outros que gostem de coisas mais agrestes de certeza que vão ter uma reacção alérgica semelhante aquela que os vampiros têm com os alhos. Não é isso que faz com que este trabalho não seja excelente. É o simples facto de existirem aqui poucos momentos em que se sinta realmente o coração mais forte, em que se seja contaminado por aquilo que se está a ouvir. É um álbum com um som de qualidade superior, melódico, bem produzido, bem tocado, bem cantado, mas no final de tudo, acaba por passar ao lado daqueles que procuram um pouco mais de arrojo e audácia. Demasiado perfeito para o seu bem.


Nota: 6.5/10


Review por Fernando Ferreira