About Me

Pat Travers Band - "Live At The Iridium NYC" Review


A primeira frase que ouvimos deste álbum ao vivo é “Here we go, are you ready for rock’n’roll” e já resume um pouco o que se pode encontrar, mesmo que não se conheça Pat Travers e a sua banda. Para esses só temos a dizer que o guitarrista canadiano, apesar de ser um nome que não é comum de ouvir quando se fala de grandes guitarristas, pertence sem dúvida ao lote. Talvez não seja dos mais inventivos, sem interesse em perseguir grandes experimentalismos, mas quando o negócio é hard rock dos bons, sempre com aquele feeling rock’n’roll e blues, sem dúvida que merece ser destacado.

Com uma discografia impressionante entre álbuns de originais e álbuns ao vivo, resta saber se este trabalho acrescenta algo a esse palmarés impressionante, isto tendo plena noção de que os álbuns ao vivo já não são o que eram e de que também é uma das formas da Frontiers – editora que lança este trabalho – lançar uma espécie de “best of “ sem pagar os direitos que podem pertencer a outras editoras. Questões negociais que não mudam o simples facto deste “Live At The Iridium NYC” ser uma excelente forma de dar a conhecer a banda do guitarrista a novas audiências e a uma nova geração fãs de hard rock que poderá desconhecer a sua existência.

Pegando em clássicos da sua discografia como a abertura electrizante com “Rock And Roll Suzie”, “Heat In The Street” e “I La La La Love You”, Travers junta-lhe ainda umas excelentes covers de temas blues como a “I’ve Got News For You” (de Ray Charles), “Love Wolf Red House” (uma versão de “Red House” um tema popularizado por Jimi Hendrix) e as excelentes “Spoonful” e “Black Betty”, que por si só tornam este álbum obrigatório, sem esquecer a brutal “If I Had Possession Over Judgement Day”. Só há um pequeno defeito… os ruídos do público parecem falsos. Pouco naturais, parecem aplausos enlatados como numa sitcom qualquer de má memória, pelo que quando cada música acaba, mesmo podendo ser ruídos verdadeiros, é um pouco doloroso. Um grande álbum ao vivo de um grande guitarrista e da sua banda. Se nos concentrarmos nisso, fica mais fácil apreciar este trabalho.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira