About Me

The Muggs - "Straight Up Boogaloo" Review



Aaaah, como são bons os tempos de hoje. Os tempos em que nos chegam dos Estados Unidos propostas como este "Straight Up Boogaloo" dos The Muggs, que é do início ao fim um rockão de todo o tamanho, cheio de classe e bom gosto, tal como se estivessemos nos anos setenta. Para aqueles que são estranhos a esta banda, o facto deste trabalho ser o seu quarto é algo que lhes surgirá como uma completa surpresa. A presença da sonoridade blues continua constante tal como antes, mas com uma dinâmica que é refrescante e algo nova.

No início do álbum somos brindados com três vertentes diferentes, que todos resultam de forma positiva. Se "Applecart Blues" é um malhão rock sujo daqueles, já "Fat City" é mais melancólico, chegando até a lembrar os The Beatles, enquanto a "Lightning Cries" é groove em forma de mantra sonoro com um riff que se recusa a desaparecer da nossa cabeça. "Spit An Fristle" vai no mesmo sentido. O feeling que cada uma destas malhas tem é para lá de viciante, transportando-nos para um outro tempo. A questão retro não é nova e muitas bandas já embrcaram nesse barco recentemente, mas a diferença deles para os The Muggs, é que estes são dos poucos em que realmente tresandam a blues, mas daquele de classe.

São oito temas que apontam de forma certeira ao alvo do rock e do blues, com resultados estrondosos e como se não bastasse ainda tem como bónus duas covers, um épico gigantesco de onze minutos na forma de "Rattlesnake Shake" dos Fleetwood Mac e "Yer Blues" dos The Beatles. Um trabalho que dá gosto ouvir e ouvir e ouvir, vezes sem conta, porque rock'n'roll ain't never gonna die e esta é a prova maior disso mesmo. Rock on!


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira