About Me

Thrust - "Fist Held High" Review


Mais uma visita ao passado, desta vez pelas mãos da Metal Blade. O alvo são os norte-americanos Thrust e o seu álbum de estreia, “Fist Held High, editado originalmente em 1984, mais de trinta anos atrás, algo que não passa despercebido conforme ouvimos estas oito faixas. Ao contrário de todas as reedições que encontramos por aí, onde são desenterradas coisas que mais valia terem ficado enterradas, este primeiro álbum dos Thrust (que apesar de não terem encerrado actividades nestes anos todos, só lançaram mais um álbum em 2002) apesar de não ser considerado um clássico e de não ter ficado numa posição relevante na história, tem qualidade suficiente para merecer esta reedição.

Outra coisa que valida a reedição por parte da Metal Blade é o facto do álbum ter sido lançado originalmente pela mítica editora, mostrando que ela esteve no início do underground metaleiro norte-americano, tendo sido um dos seus principais impulsionadores, com grandes lançamentos clássicos do metal (extremo ou não). Neste pacote temos um duplo CD que equivalem a mais de duas horas de música, onde se inclui o álbum de originais, músicas ao vivo, faixas demo e um brinde fantástico na forma do álbum “Reincarnation”, supostamente o segundo trabalho da banda que não chegou a ser lançado oficialmente. 

Vamos então por partes. O álbum “Fist Held High” é heavy metal a roçar o power metal como manda a melhor tradição norte-americana, que mesmo não tenha nenhuma música que se destaque como clássico indiscutível, tem uma qualidade bem nivelada e apreciável. O resto do primeiro cd é completado por faixas gravadas ao vivo, que mesmo não tendo uma qualidade esmagadora, também dão uma boa ideia do poder que a banda tinha ao vivo. É completada pela faixa  “Destructer”, retirada da compilação “Metal Massacre 4”, que tem uma qualidade sonora ao nível daquilo que ouvimos no álbum anteriormente.

No segundo disco temos então o já mencionado “Reincarnation”, que surge na mesma linha do primeiro cd, embora nitidamente mais melódico e polido. Ainda assim assume-se como um grande álbum de heavy metal tipicamente norte-americano, que mesmo soando datado, é bem agradável de se ouvir. Para os fãs da velha guarda esta reedição é um pequeno tesouro que deve ser adquirido imediatamente, complementado por mais músicas em versão demo de excelente qualidade também. Um bom conjunto que justifica a sua compra por todos os puristas do som sagrado.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira